50 Poemas Macabros

Código: 538747 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.


A face sombria de um dos grandes poetas da língua portuguesa, em antologia ilustrada e com poemas inéditos.


Mais frequentemente lembrado por seus versos de amor, Vinicius de Moraes sempre cultivou um apreço pelo feio e o grotesco. Não que uma característica exclua a outra — em sua poesia, o belo e o mórbido andam de mãos dadas.
Estes 50 poemas macabros apresentam ao leitor uma faceta que marca toda a produção do poeta, mas poucas vezes recebeu destaque como um dos principais atributos de sua obra. De cemitérios a campos de concentração, caminhando entre fantasmas ou corpos decompostos, está aqui o Vinicius fúnebre e escatológico, aquele que pode ser considerado, “com a devida atenção, o principal herdeiro no século XX da poesia grotesca levada a efeito por Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos”, como escreve Daniel Gil, que organiza a seleção e assina o posfácio.
Com projeto gráfico especial e ilustrada por Alex Cerveny, a antologia inclui ainda sete poemas inéditos, extraídos de documentos do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa: “A morte sem pedágio”, “A consumação da carne”, “Poema de aniversário”, “Cara de fome”, “Parábola do homem rico”, “Desaparição de Tenório Júnior” e “O sórdido”.


Sobre os autores(as)

Moraes, Vinícius De

VINICIUS DE MORAES nasceu em 1913, no Rio de Janeiro. Consagrado como um dos principais poetas de língua portuguesa, foi também cronista, crítico de cinema, dramaturgo, compositor e diplomata. Com Tom Jobim, deu início a uma intensa e brilhante parceria, que se firmaria como a dupla precursora da bossa nova. Ao lado de uma vasta lista de amigos e músicos, Vinicius deixou sua marca incontornável no cancioneiro popular brasileiro. Morreu aos 66 anos, em 1980, no Rio.

Cerveny, Alex

Alex Cerveny — Artista visual, interessado sobretudo em desenho, gravura e pintura. Participou da 21a Bienal de São Paulo (1991). Ilustrou o livro Decameron (2013), de Giovanni Boccaccio, e participou da mostra Nous les Arbres (2019), na Fundação Cartier, Paris.

Gil, Daniel

DANIEL GIL nasceu no Rio de Janeiro, em 1981. Poeta e ensaísta, é autor, entre outros, de "O amor curvo" (Oito e Meio, 2018). Doutor em Literatura Brasileira (UFRJ), organizou livro póstumo de Vinicius de Moraes, com poemas inéditos: "Roteiro lírico e sentimental da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro" (Companhia das Letras, 2018).
ISBN 9788535935509
Autores Moraes, Vinicius De (Autor) ; Gil, Daniel (Compilador, Posfácio) ; Cerveny, Alex (Ilustrador) ; Warrak, Claudia (Design)
Editora Companhia Das Letras
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 168
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 13,70

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade