A Linguística Hoje Múltiplos Domínios

Código: 538742 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
A linguística é um campo amplo e complexo. Mesmo com o interesse comum pela linguagem humana, não existe uma única maneira de se fazer linguística. Os objetos de estudo e as perspectivas escolhidas para abordá-los são muito diversos. Esta obra, escrita principalmente para estudantes da área, traz um panorama inédito, atual e abrangente da linguística contemporânea. De caráter introdutório, o volume está organizado de modo a abarcar todos os grandes vieses de investigação (o social, o biológico, o formal, o cultural, o tecnológico, o aplicado etc.). Os capítulos, escritos por especialistas, apresentam de forma didática cada um dos domínios: da geolinguística à linguística forense, da linguística computacional à neurolinguística, entre outros.



Alena Ciulla é tradutora e professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras, na UFRGS. É coautora do livro Referenciação.



Ana Suelly Arruda Câmara Cabral é professora titular do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), coordenadora do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas (LALLI) e editora da Revista Brasileira de Linguística Antropológica da mesma universidade.




Aniela Improta França é professora titular do Departamento de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora adjunta de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da mesma universidade. É coautora dos livros A linguística no século XXI, Psicolinguística, psicolinguísticas, Chomsky: a reinvenção da linguística, Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações e autora e organizadora de Linguística para fonoaudiologia.



Carlos Piovezani é professor associado do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do CNPq. Estuda a história da fala pública e discursos da política e da mídia. É coorganizador do livro Legados de Michel Pêcheux e coautor do livro Saussure: a invenção da Linguística.



Carmen Rosa Caldas-Coulthard é professora catedrática e fundadora do Programa de Doutorado da Pós-Graduação de Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



Cléo Vilson Altenhofen é professor titular do Instituto de Letras da UFGRS, com formação na área de germanística e dialetologia. No PPG-Letras, atua na linha de pesquisa de Sociolinguística. Em parceria com Harald Thun (Univ. Kiel), coordena o Projeto ALMA (Atlas Linguístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata).



Eduardo Kenedy é professor de Linguística da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Estudos da Linguagem da UFF. É coorganizador de Sintaxe, sintaxes e Chomsky: a reinvenção da Linguística, autor de Curso básico de linguística gerativa, e coautor de Para conhecer Sintaxe, Psicolinguística, psicolinguísticas, Manual de Linguística e Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações.



Elisa Battisti é professora de Linguística de graduação e pós-graduação da UFRGS. É coautora dos livros Fonologia, fonologias, História do português brasileiro vol. III, Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais e Conceitos básicos de linguística: noções gerais.



Ingrid Finger é professora do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e coordenadora do Laboratório de Bilinguismo e Cognição – LABICO/UFRGS. É coautora dos livros Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução e Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações.



Leonel Figueiredo de Alencar é professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística, e líder do grupo de pesquisa Computação e Linguagem Natural (CompLin).



Lilian Ferrari é professora titular do Departamento de Linguística e Filologia, da UFRJ, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ, e líder do Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva (LINC-UFRJ). É autora do livro Introdução à Linguística Cognitiva, e coautora de Linguagem para formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia, A Linguística no século XXI e Sociolinguística, sociolinguísticas.





Marilisa Shimazumi é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e leciona nos cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade Cultura Inglesa São Paulo e FATEC-SP.





Sanderson Castro Soares de Oliveira é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, onde atua como Chefe do DEEI e como coordenador da Coordenação do Curso de Especialização em Educação Escolar Indígena. É pesquisador do Laboratório de Línguas Indígenas da UnB.




Simone Sarmento é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Letras da mesma universidade. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2.



Simone Vieira Resende é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e leciona nos cursos de graduação da Escola Britânica de Artes Criativas (E.B.A.C.) e no curso de Pós-graduação em Tradução do Inglês e do Espanhol da CULT-Estácio.



Sírio Possenti é professor titular no Departamento de Linguística da Unicamp e pesquisador do CNPq. Estuda as relações entre discurso e humor. É coautor dos livros Ethos discursivo, Fórmulas discursivas, Discurso e (des)igualdade social e A (des)ordem do discurso.



Tony Berber-Sardinha é professor do LAEL, PUC-SP, pesquisador 1A do CNPq, coordenador do Centro de Pesquisas, Recursos e Informação em Linguagem (CEPRIL), editor-chefe da revista DELTA e editor de Linguística de Corpus da Encyclopedia of Applied Linguistics. É coautor dos livros Linguística da internet e Texto ou discurso?.


Sobre os autores(as)

Possenti, Sirio

Sírio Possenti é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), fez mestrado (1977) e doutorado (1986) em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (1986). É professor titular no Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas. Atua em diversas áreas da Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, principalmente na subárea da Análise do Discurso, em especial nos campos do humor e da mídia. Coordena o Centro de Pesquisa FEsTA
(Fórmulas e estereótipos: teoria e análise), que reúne pesquisadores de diversas universidades. Publicou alguns livros, dentre os quais Os humores da língua, Humor, língua e discurso e Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso. Também fez diversas traduções no campo da análise do discurso, com destaque para Gênese dos discursos e As fórmulas filosóficas. É pesquisador do CNPq.

Flores, Valdir Do Nascimento

Valdir do Nascimento Flores é doutor em Linguística (PUCRS). Realizou estudos de pós-doutorado (CNPq) na Université de Paris XII-Val-de-Marne e na Université de Paris X-Nanterre (Capes). É professor titular de Linguística e Língua Portuguesa do Curso de Letras da UFRGS e professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Publicou pela Editora UnB Saussure e a tradução e, pela Editora Vozes, Problemas gerais de linguística. É editor da Editora Abralin, juntamente com Gabriel de Ávila Othero. É pesquisador do CNPq.

Finger, Ingrid

Ingrid Finger é professora titular em Letras, vinculada ao Departamento de Línguas Modernas e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do Laboratório de Bilinguismo e Cognição – Labico/UFRGS. Atua nas áreas da Psicolinguística do Bilinguismo, Educação Bilíngue e Neurociências e Educação, investigando o processamento linguístico e cognitivo em crianças e adultos bilíngues. É pesquisadora PQ-CNPq e membro da Rede Nacional de Ciência para Educação.

Kenedy, Eduardo

Eduardo Kenedy é doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF, é professor do Departamento de Ciências da Linguagem e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, filiado à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Linguística Gerativa. Fundou o Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX-UFF), atuando como orientador de trabalhos sobre processamento linguístico, sobre sintaxe gerativa e sobre psicolinguística translacional para a Educação. Em 2013, recebeu da Faperj o prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2, desde o ano de 2017.

Othero, Gabriel De Avila

GGabriel de Ávila Othero é professor de Linguística de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É autor do livro "Teoria X-barra", coautor de "Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais" e "Conceitos básicos de linguística: noções gerais" e "Para conhecer sintaxe", além de coorganizador de "Sintaxe, sintaxes: uma introdução", "Chomsky: a reinvenção da linguística", "Saussure e a Escola de Genebra", "A Linguística hoje: múltiplos domínios" e "A Linguística hoje: historicidade e generalidade".

Piovezani, Carlos

Carlos Piovezani é professor-associado da UFSCar e doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara, com estágio na Université Sorbonne Nouvelle / Paris III. Fez pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ehess/Paris) e na Unicamp. Entre suas publicações se destacam: A voz do povo: uma longa história de discriminações (Vozes), A linguagem fascista (Hedra), Discurso e (pós)verdade (Parábola), História da fala pública (Vozes), Saussure, o texto e o discurso (Parábola), O discurso social e as retóricas da incompreensão (EdUFSCar), Legados de
Michel Pêcheux (Contexto), Presenças de Foucault na Análise do discurso
(EdUFSCar) e Verbo, corpo e voz (Ed. Unesp). Foi professor-convidado na Ehess/Paris e professor-visitante na Universidade de Buenos Aires. É pesquisador do CNPq.

Ferrari, Lilian

Lilian Ferrari é graduada em Psicologia (1980), possui mestrado (1985) e doutorado (1994) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pós-doutorado na University of California, Berkeley (2006). É professora do Departamento de Linguística e Filologia e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. É autora do livro Introdução à linguística cognitiva e A Linguística no Século XXI (com Aniela Improta França e Marcus Maia) e coautora Linguagem para Formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia e Sociolinguística, Sociolinguísticas todos pela Editora Contexto. Fundou e coordena o Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva (LINC). É pesquisadora PQ- CNPq. Pela Contexto é autor dos livros "Introdução à Linguística Cognitiva", "Linguagem para Formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia", "A Linguística no Século XXI" e "Sociolinguística, Sociolinguísticas: uma introdução".

Battisti, Elisa

Elisa Battisti é licenciada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem pós-doutorado em Fonologia pela Vrije Universiteit Amsterdam e Meertens Instituut, Holanda. É professora associada do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária do Instituto de Letras da UFRGS. Nessa instituição, ministra disciplinas de linguística na graduação e atua na linha de Fonologia & Morfologia e na linha de Sociolinguística do programa de pós-graduação em Letras. Desenvolve pesquisa principalmente sobre fonologia do português brasileiro e variação linguística como prática social. É pesquisadora do CNPq.

Ciulla, Alena

Alena Ciulla é professora-adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e pela Université Nancy 2. Realizou dois pós-doutorados: um na Universität Zürich, sobre tradução automática; outro na UFRGS, sobre questões tradutórias e terminológicas. Seus interesses de pesquisa são aspectos de linguística geral, como a referência e a dêixis (Émile Benveniste e Karl Bühler, entre outros) e os estudos do texto (Jean-
Michel Adam, entre outros).

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade