Âncora Medicinal Para Conservar A Vida Com Saúde

Código: 460841 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Alimentação, qualidade do ar, higiene e descanso são alguns dos temas desta obra. Sua primeira edição é de 1721, mas o texto traz diversas recomendações surpreendentemente atuais para manter uma vida saudável. A obra teve apenas três reedições, todas no século XVIII, e ressurge agora com glossário. A linguagem foi atualizada pelos professores Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, Leônidas Querubim Avelino (UFMT), Sílvio de Almeida Toledo Neto e Heitor Megale (USP).
Sobre os autores(as)

Santos, Sergio De Paula

Sérgio de Paula Santos foi médico, enófilo, escritor e critico de vinhos e um apaixonado por vinho e gastronomia. Publicou mais de uma dezena de livros sobre vinhos e comida, sendo “Memórias de Adega e Cozinha” (Editora SENAC/2007), o mais recente. Prometia para breve o “Beber e Comer como Deus Manda”, esse, ainda, um título provisório. Proprietário de uma invejável biblioteca sobre vinhos e gastronomia, com mais de 6.000 volumes, era um estudioso nato, revelando em seus livros e crônicas profundo conhecimento e fina cultura. Entre os pares do jornalismo especializado era saudado pelo pioneirismo e independência. Começou a escrever sobre vinhos no jornal “O Estado de São Paulo” há mais de 30 anos, depois na “Folha de São Paulo” e, ultimamente, no “Diário do Comércio” e algumas revistas especializadas. Participava da “Confraria do Vinho do Porto”, recriou recentemente a Academia Brasileira de Gastronomia (ABG), da qual era Presidente, além de ser vice-presidente da Academia Ibero-americana. Enfrentando inúmeras pressões, prefaciou o “Guia do Vinho Brasileiro” publicado pela Academia do Vinho em 2001.

Souza, Geraldo Gerson De

Daniel Mornet (1878-1954) historiador e crítico literário da literatura francesa. Foi professor no Lycée de Toulouse. Participou da Primeira Guerra Mundial, como tenente, publicando o livro Trincheiras de Verdun (1918) relatando a experiência. Daniel Mornet lecionou na Sorbonne. Ele também foi presidente da Société d'histoire littéraire e diretor da Revue d'histoire littéraire de la France (1922-1945). Daniel Mornet trabalhou principalmente sobre a história literária do século XVIII e contribuiu notavelmente para a questão das origens intelectuais e ideológicas da Revolução Francesa. O papel determinante que desempenhou neste campo foi o exame de uma fonte até então negligenciada: os catálogos das bibliotecas particulares leiloadas entre 1750 e 1780. O objetivo apresentado por Mornet era identificar quais eram as obras realmente lidas pelos franceses da época, obras que poderiam legitimamente ser consideradas como a matriz da grande convulsão revolucionária. No entanto, Daniel Mornet esqueceu algumas características importantes de sua coleção de fontes. Na verdade, esses catálogos foram parcialmente retirados de seus títulos mais controversos. Espontaneamente, os herdeiros evitavam leituras contrárias aos bons costumes para não prejudicar a memória do falecido. Caso contrário, foi o Estado que impôs tal censura. Assim, os regulamentos da Livraria Real estipulavam que qualquer catálogo de livros colocados em leilão tinha que passar antes de sua impressão sob os garfos caudinos da censura: "qualquer violação da ortodoxia, qualquer ideologia subversiva foi, portanto, apagada antecipadamente das próprias fontes. onde Mornet procurava vestígios ”.

Toledo Neto, Sílvio De Almeida

Sílvio de Almeida Toledo Neto possui graduação em Letras (Português/Grego) pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (em 2004 e em 2015). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e professor colaborador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Equipa de Filologia). É editor da revista Filologia e Linguística Portuguesa. É membro do comitê científico da coleção Atlântica - Luzo-brazilian Linguistics, Philolgy, Translation and Interpreting Studies, publicada pela Pisa University Press. Coordena o grupo de pesquisa ETeP - Edição de Textos em Português, registrado no CNPq. Coordena o grupo de pesquisa TeMPo - Textos Medievais Portugueses e suas Fontes: edição estudos filológicos, linguísticos e retóricos. Integra o NEHiLP - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filologia Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica Textual, Paleografia, Codicologia, Bibliografia Material, Diplomática e História da Língua Portuguesa.

Megale, Heitor

Heitor Megale graduou-se em Letras pela Universidade de São Paulo (1968), publicou a edição modernizada da Demanda do Sato Graal, pela EDUSP-T.A. Queirós, defendeu doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1980), tese publicada por T. A. Queirós Editor, com o título: "O jogo dos anteparos - A Demanda do Santo Graal: a estrutura ideológica e a construção da narrativa. A tese de livre-docência, " A Demanda do Santo Graal: das origens ao códice português" foi publicada em co-edição FAPESP-Ateliê. Professor titular da Universidade de São Paulo, com experiência na área de Língua e Lingüística Portuguesa, com ênfase em Crítica Textual, atua principalmente em filologia portuguesa, crítica textual, história da língua portuguesa, codicologia e paleografia e edição de documentos. Mentor da Série Diachronica, coordena a publicação de documentos manuscritos pesquisados no âmbito do Projeto Temático FAPESP, Filologia Bandeirante, que coordenou entre 1998 e 2004

Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago

Manoel Mourivaldo Santiago Almeida possui graduação em Letras-Português/Francês (1985-1989) e especialização em Linguística (1992-1993) na Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Doutorado direto em Letras-Filologia e Língua Portuguesa (1996-2000) e Livre Docência em Fonética e Fonologia do Português (2009) na Universidade de São Paulo-USP. Formação complementar em Dialetologia Portuguesa (1998) na Universidade de Lisboa-IL. Pós-Doutorado em Crítica Textual (2013-2015) na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Professor de Latim e Língua Portuguesa na PUC/SP (1996-1997) e na UFMT (1990-2004) - onde foi chefe do Departamento de Letras (1994-1995), diretor do Instituto de Linguagens (1995-1996) e coordenador de programas de pós-graduação (2000-2004). Colabora com programas de pós-graduação na UFMT e na Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT/Sinop. Foi pesquisador responsável do Projeto Temático/FAPESP: Projeto de História do Português Paulista - PHPP/Caipira 2 (2014-2017). Participa do projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Portugués do Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela-ILG/USC e do grupo de pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional-FBN. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2011 e consultor/parecerista de revistas científicas, editoras, CNPq, CAPES, FAPESP e de outras fundações estaduais de amparo à pesquisa. É professor titular e pesquisador da USP (onde trabalha desde 2004), foi coordenador do programa de pós-graduação Filologia e Língua Portuguesa (2007-2010) e é, atualmente, chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (2017-2021). Atua nos seguintes temas: Linguística Histórica, Crítica Textual e Filologia, Dialetologia e História da Língua Portuguesa.

Henriquez, Francisco Da Fonseca

Francisco da Fonseca Henriquez, mais conhecido como Dr. Mirandela – por ser originário de Mirandela, no Alto Douro –, foi médico do imperador D. João V (1689-1750).

Ravaglia, Cássio

Cassio Ravaglia, ex professor da PUC de Sorocaba e da UEL, é doutor e professor em Clínica Médica pela FMUSP.

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade