Aprendendo Com A Própria História..-

Código: 475057 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
"

Relatos emocionantes que mostram um momento de ebulição política e de rara firmeza para defender os ideais de liberdade, educação e justiça.

 

Em Aprendendo com a própria história¸ o educador Sérgio Guimarães conduz com sensibilidade e inteligência um diálogo com o Patrono da Educação Brasileira, fazendo de Freire um exemplo de como a própria caminhada é também fonte de diálogo e saber.

Famoso por seu pensamento inovador e por sua incessante luta contra as desigualdades, aqui Paulo incorpora o verdadeiro sentido da pedagogia e se torna, ele mesmo, educador e educando. Vida e pensamento, teoria e prática, tudo se une nos relatos de uma história ao mesmo tempo rica e simples, e que só poderia resultar naquilo que durante toda a vida ele mais prezou: aprendizado.

Além disso, Sérgio busca personagens que inspiraram e compartilharam momentos importantes desse aprendizado. Paulo de Tarso dos Santos, ministro da Educação e Cultura quando Freire trabalhou em Brasília, conta histórias sobre a política dos anos 1960. Já Clodomir Santos Morais, companheiro de cadeia de Paulo, fala de suas experiências de vida e da relação do amigo com o Vaticano.

Aprendendo com a própria história nos ensina sobre simplicidade, lealdade e amizade e nos faz descobrir como tudo pode ser objeto do conhecimento. O livro representa toda a sua teoria e ideais, pois nada mais é do uma vida em palavras. E, diante dela, pouco nos resta além de nos tornarmos, tal como Freire, educandos e educadores.

" "

Paulo Freire (Recife, 1921 – São Paulo, 1997), em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, coordenou uma equipe que alfabetizou trezentos trabalhadores rurais em apenas quarenta horas. Esse foi o projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura democrática. Ao longo de sua história, recebeu 42 títulos de doutor honoris causa, além de títulos de professor emérito, distinguished educator e investigador emérito, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.

 

Sérgio Guimarães (Santo Anastácio, 1951) foi professor primário na periferia de São Paulo. Formou-se na Escola de Comunicações e Artes da USP e lecionou Civilização e Literatura Brasileira na universidade francesa Lyon II. Trabalhou, pela Unesco, na República Popular de Angola; e, pelo Unicef, em Moçambique, no Haiti, em Marrocos, em Angola, na Guiné-Bissau e em Honduras.Unicef.

"
Sobre os autores(as)

Freire, Paulo

Paulo Freire é violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas
sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e
CDs de viola. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas
à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas
brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores
de causo da atualidade.

Guimaraes, Sergio

Paulista desde 1951, Sérgio Guimarães é professor de psicodrama na pós-graduação da Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires, Argentina, onde obteve o título de doutor em Psicologia. Além de psicodramatista e formador de psicodramatistas, tem produzido e publicado no YouTube dezenas de vídeos sobre psicodrama. Em 2018, recebeu o prêmio Zerka T. Moreno, concedido pela Sociedade Americana de Psicoterapia de Grupo e Psicodrama (ASGPP, sigla em inglês). Formado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), e mestre em linguística aplicada pela Universidade Lyon II, trabalhou 27 anos na ONU, primeiro na Unesco e depois no Unicef. Com Paulo Freire, fez sete livros sobre educação. Em 2008 obteve também o Prêmio Sesc de Literatura, na categoria melhor romance, com Zé, Mizé, camarada André – Notícia de Angola.
ISBN 9788577534326
Autores Freire, Paulo (Autor) ; Guimarães, Sérgio (Autor)
Editora Paz E Terra
Idioma Português
Edição 4
Ano de edição 2021
Páginas 352
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 13,50
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade