Aproximações Estudos De História E Historiografia

Código: 475305 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Aproximações reúne escritos dispersos de um grande mestre da historiografia brasileira. Fernando A. Novais é conhecido pela parcimônia em publicar, o que soa estranho em tempos de papers ligeiros em profusão no ambiente universitário. Formado em um tempo em que as teses eram longamente amadurecidas, o autor destila em cada escrito, em cada comentário, em cada observação, uma clarividência de que só a verdadeira reflexão é capaz. Essa têmpera foi adquirida com seus professores na Universidade de São Paulo, que conviveram com as primeiras gerações da École des Annales, bem como nos debates com seus colegas no hoje célebre Seminário Marx, geração que teve entre seus integrantes José Arthur Giannotti, Fernando Henrique Cardoso, Paul Singer, Bento Prado Jr. e Roberto Schwarz.Como diz o subtítulo, estão aqui reunidos Estudos de história e historiografia. Neles, o leitor poderá conhecer sucessivas versões de uma visão verdadeiramente seminal da nossa história, ou seja, a oficina de Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), obra que provocou e provoca debates até hoje. Numa segunda parte, revemos as trajetórias de figuras-chave como Capistrano de Abreu, Sérgio Buarque de Holanda, Celso Furtado e Caio Prado Jr., este a grande referência para o trabalho de Novais. Fecha o volume uma montagem de cinco longas entrevistas que, segundo Laura de Mello e Souza, “é um dos momentos mais altos de Aproximações, quando o historiador e o professor se alternam para deixar registrado o brilho do raciocínio em desenvolvimento”.
Sobre os autores(as)

Novais, Fernando A.

FERNANDO A. NOVAIS é doutor em história pela Universidade de São Paulo e autor do livro Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, obra clássica da historiografia brasileira. Lecionou na USP, onde é professor emérito, e na Unicamp, entre outras faculdades no Brasil e no exterior.

Puntoni, Pedro

Possui graduação em História (1989), mestrado (1992) e doutorado (1998) em História Social e livre-docência (2010) em História do Brasil Colonial pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Universidade de São Paulo (desde 1999), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisador do Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (desde 1998), onde atualmente coordena o Núcleo de Cultura Digital. É membro (representante) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2001), onde desenvolveu seu pós-doutoramento. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP (2005-2007). Foi Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (2007-2014) e coordenador do Projeto Brasiliana USP (responsável pelo desenvolvimento da biblioteca brasiliana digital. Foi presidente do Conselho Supervisor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP (2010-2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, história política, história militar, historiografia e arquivos. Tem desenvolvido pesquisas na área da Ciência da Informação, com especial interesse em bibliotecas digitais, e na área de Humanidades Digitais.
ISBN 9786555251074
Autores Novais, Fernando A. (Autor) ; Puntoni, Pedro (Apresentador)
Editora 34
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 448
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade