Arquitetura, Sexualidade E Mídia

Código: 534635 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Contendo três ensaios seminais (“A parede cindida: voyeurismo doméstico”, “O século da cama” e “Interioridade radical: arquitetura playboy 1953-1979”) e uma entrevista inédita, o livro Arquitetura, sexualidade e mídia traz pela primeira vez uma publicação exclusiva de Beatriz Colomina no Brasil.
Partindo do desejo de fortalecer a ponte entre os debates sobre sexualidade, arquitetura e mídia propostos por Beatriz Colomina, bem como o estudo e a prática da arquitetura no Brasil, o livro busca expandir o alcance de tais debates no campo. Colomina apura essa relação entre sexualidade, arquitetura e mídia como veículo para uma experiência e desenho dos espaços com base na compreensão e por vezes transgressão de lógicas normativas, reforçando (ou deslocando) papéis de gênero em estruturas dominadoras que guiaram e seguem guiando projetos de espaços, ao passo que também acompanha e introduz uma expansão do termo “interioridade”.
Sobre os autores(as)

Colomina, Beatriz

Beatriz Colomina é arquiteta, historiadora e crítica. Nascida em Madri, obteve seu doutorado pela Universidade Politécnica de Barcelona. Logo após, mudou-se para os Estados Unidos, onde atua na Universidade de Princeton como diretora do programa que fundou, “Mídia e Modernidade”, e como professora e diretora do programa de graduação da faculdade de arquitetura.
Suas principais pesquisas abordam os temas sexualidade, mídia, arquitetura, tecnologia, arte e doença. Sua obra desafia leituras canônicas da arquitetura moderna, ao passo que propõe uma revisão historiográfica por meio de metodologias pedagógicas radicais. Com sua prática interdisciplinar, Colomina abre caminhos para complexificar o debate sobre o cenário atual entre os campos arquitetônico e artístico.

Assal, Marianna Boghosian Al

Marianna Boghosian Al Assal possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP (2005), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. Atualmente é professora de cursos de graduação e pós-graduação na Escola da Cidade, onde também atua como parte do Conselho Diretor (2019-2025) e como Diretora Adjunta do Conselho Científico. Entre 2017 e 2020 foi Conselheira representante do IAB-SP junto ao Conpresp. É autora, entre outros, de Arquitetura e identidade nacional no Estado Novo: as Escolas Práticas de Agricultura do estado de São Paulo (Annablume, 2013) e Contracondutas: ação politico-pedagógica (Editora Escola da Cidade, 2017).

Bodegraven, Marian Rosa Van

Marian Rosa van Bodegraven é uma pesquisadora, escritora e tradutora. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade (2017), concluiu seu mestrado em Artes Visuais pelo Sandberg Institute, em Amsterdã (2021). Atualmente, cursa o programa de pós-mestrado na a.pass, em Bruxelas. É editora no site Failed Architecture, onde também já foi organizadora, e em paralelo, atua como produtora de arte independente. Sua pesquisa e escrita orbitam ao redor da relação entre sexualidade e arquitetura, arte e cultura digital.
ISBN 9788546904624
Autores Colomina, Beatriz (Autor) ; Bodegraven, Marian Rosa Van (Compilador, Tradutor) ; Assal, Marianna Boghosian Al (Compilador)
Editora Wmf - Martins Fontes
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 152
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade