As Malhas Da Cultura 2

Código: 472340 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
A importância social e econômica das atividades artísticas e culturais cresceu enormemente no Brasil, sobretudo na última década. Tal crescimento é visível em debates, na imprensa e nas opiniões publicamente expressas, mesmo as mais difusas. […]Trata-se também de uma conquista: traduz-se na impressão crescente de que, mesmo em um país autoenganado por sua suposta vocação exportadora de commodities agrícolas e minerais, existe uma “economia cultural” que se forma e se complexifica. Traduz-se nos indicadores de que se consolida, entre nós, um sistema mais dinamizado de produções, discursos, linguagens, circulação de experiências, inovações e criatividade, que articula energias, trabalhos e competências diversas. Um sistema que começa inclusive a mostrar cifras mais expressivas – e até surpreendentes para os mais desavisados.
Sobre os autores(as)

Leite, José Guilherme Pereira

José Guilherme Pereira Leite é Doutorando junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Sociólogo com ênfase na Sociologia da Cultura e na Sociologia Urbana, é professor universitário, crítico, ensaísta e escritor. Atua também nos campos da política, da gestão, da produção cultural e da curadoria. Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), possui formação importante em Economia. É mestre pela linha de pesquisa em Teoria e História das Artes do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da mesma universidade (FAU-USP). Participou do programa de preparação de docentes da Universidade de São Paulo (PAE-USP), do qual foi bolsista. Foi bolsista igualmente da FIPE (estágio em pesquisa), da CAPES (programa PET para graduandos) e da FAPESP (mestrado). Colaborou com o Ministério da Cultura do Brasil (MinC) em diversas ocasiões e iniciativas. É o autor-organizador do livro "As malhas da cultura", em dois volumes (Ateliê Editorial). É membro do conselho da plataforma internacional "Multiple Journalism". Desde 2015, coordena as atividades do "Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade", escola na qual tem assento como conselheiro pedagógico e científico, sendo também, ali, o sociólogo responsável pela pesquisa interdisciplinar e internacional "Plataforma Plus - Sp, Paris".

Mierelles, Cildo

Cildo Campos Meireles nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1948 e é artista multimídia.
Inicia seus estudos em arte em 1963, na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, orientado pelo ceramista e pintor peruano Barrenechea (1921). Começa a realizar desenhos inspirados em máscaras e esculturas africanas. Em 1967, transfere-se para o Rio de Janeiro, onde estuda por dois meses na Escola Nacional de Belas Artes – Enba. Nesse período, cria a série Espaços Virtuais: Cantos, com 44 projetos, em que explora questões de espaço, desenvolvidas ainda nos trabalhos Volumes Virtuais e Ocupações (ambos de 1968-69). É um dos fundadores da Unidade Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ, em 1969, na qual leciona até 1970. O caráter político de suas obras revela-se em trabalhos como Tiradentes – Totem-monumento ao Preso Político (1970), Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-cola (1970) e Quem Matou Herzog? (1970). No ano seguinte, viaja para Nova York, onde trabalha no projeto Eureka/Blindhotland, no LP Sal sem Carne (gravado em 1975) e na série Inserções em Circuitos Antropológicos. Após seu retorno ao Brasil, em 1973, passa a criar cenários e figurinos para teatro e cinema e, em 1975, torna-se um dos diretores da revista de arte Malasartes. Desenvolve séries de trabalhos inspirados em papel moeda, como Zero Cruzeiro e Zero Centavo (ambos de 1974-1978) ou Zero Dollar (1978-1994). Em algumas obras, explora questões acerca de unidades de medida do espaço ou do tempo, como em Pão de Metros (1983) ou Fontes (1992).
ISBN 9788574806518
Autores Leite, José Guilherme Pereira (Compilador) ; Mierelles, Cildo (Ilustrador)
Editora Ateliê Editorial
Coleção/Serie Políticas Culturais
Idioma Português
Grade curricular Ensino Universitário
Edição 1
Ano de edição 2013
Páginas 184
Acabamento Brochura
Dimensões 22,00 X 15,50

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade