Aventuras

Código: 53265 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Filho cronista de primeira grandeza, Rubem Braga possuía o raro dom de tornar qualquer assunto interessante. Qualidade imprescindível, já que a literatura era sua grande paixão. Nas palavras do próprio, ele era "uma máquina de escrever com muito uso. Mas ainda em bom funcionamento". Seus textos, sempre pontuados por observações irônicas e certeiras. Algumas dessas observações estão na coletânea organizada por Domício Proença Filho. Aventuras é um livro de crônicas sobre tempos de paz e de guerra, onde Rubem Braga se veste de narrador, jornalista e correspondente de guerra. A primeira parte do livro traz as aventuras em época de paz, onde são valorizados os encontros, as emoções de uma pescaria, de lembranças afetivas, contaminadas com o lirismo típico de Braga. As crônicas do tempo de guerra nos trazem à memória dois momentos da história - um brasileiro e um europeu. Rubem Braga cobriu a Revolução de 1930 como jornalista e, a seguir, a Revolução de 1932. Nos seus artigos, o jornalista descreve situações e comportamentos singulares, sempre pontuando o texto com ironia diante do poder autoritário. Resultado: seus textos provocaram desconfianças e desavenças, a ponto de ser ameaçado de prisão.
Sobre o autor(a)

Braga, Rubem

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, em 1913. Ainda estudante, aventurou-se no jornalismo escrevendo uma crônica por dia no Diário da Tarde. Como repórter, trabalhou para os Diários Associados na cobertura da Revolução Constitucionalista de 1932. Mesmo depois de formado em Direito, seguiu produzindo crônicas, desta vez para O Jornal.

Mudou-se para o Recife e passou a escrever para o Diário de Pernambuco. Fundou, no Rio de Janeiro, o jornal Folha do Povo, tomando partido na Aliança Nacional Libertadora (ANL). Em 1936, lançou o seu primeiro livro de crônicas, O Conde e o Passarinho. Em 1938, fundou, junto com Samuel Wainer e Azevedo Amaral, a revista Diretrizes. Foi correspondente do Diário Carioca na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, tendo tomado parte na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, em 1945. No período de 1961 a 1963, foi embaixador do Brasil no Marrocos.

Considerado um dos maiores cronistas brasileiros, Rubem Braga publicou diversos livros, entre eles Crônicas do Espírito Santo e Coisas Simples do Cotidiano.

Braga adorava a vida ao ar livre. Morava em um apartamento de cobertura, em Ipanema, onde mantinha um jardim completo com pitangueiras, passarinhos e tanques de peixes.
ISBN 9788501057037
Autor(a) Braga, Rubem (Autor)
Editora Record
Idioma Português
Edição 2
Ano de edição 2000
Páginas 144
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade