Bilhete A Um Candidato & Outras Crônicas Sobre Política Brasileira

Código: 442871 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Rubem Braga é mais conhecido por suas crônicas literárias, cuja refinada prosa poética transcende fatos e circunstâncias. Mas ele foi também um excelente comentarista político, como se lê neste livro tão esperado. Nele, há resenhas, cartas e, principalmente, comentários sobre passagens significativas, às vezes trágicas, da história política e social brasileira durante cinco décadas do século XX.O escritor capixaba sempre defendeu a democracia e os direitos humanos e criticou a desfaçatez dos donos do poder, a violência policial, a miséria dos trabalhadores rurais e a situação desastrosa da educação e saúde públicas. Lidos em conjunto, os artigos ressoam com força nos dias de hoje, como se o cronista olhasse também para o futuro: “[...] nossa vida política é, em seu jogo diário, de um nível mental espantosamente medíocre. Mental... e moral. Há uma cansativa tristeza, um tédio infinito nesse joguinho miúdo de combinação através dos quais se resolve o destino da pátria” (“A pantomima”, 24/7/1949).Com mão de mestre, Braga compôs sínteses poderosas de sua experiência pessoal, de sua memória e do nosso processo histórico. O resultado é esta seleção de crônicas, escritas com a linguagem sempre cativante e exata de um grande narrador.
Sobre o autor(a)

Braga, Rubem

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, em 1913. Ainda estudante, aventurou-se no jornalismo escrevendo uma crônica por dia no Diário da Tarde. Como repórter, trabalhou para os Diários Associados na cobertura da Revolução Constitucionalista de 1932. Mesmo depois de formado em Direito, seguiu produzindo crônicas, desta vez para O Jornal.

Mudou-se para o Recife e passou a escrever para o Diário de Pernambuco. Fundou, no Rio de Janeiro, o jornal Folha do Povo, tomando partido na Aliança Nacional Libertadora (ANL). Em 1936, lançou o seu primeiro livro de crônicas, O Conde e o Passarinho. Em 1938, fundou, junto com Samuel Wainer e Azevedo Amaral, a revista Diretrizes. Foi correspondente do Diário Carioca na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, tendo tomado parte na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, em 1945. No período de 1961 a 1963, foi embaixador do Brasil no Marrocos.

Considerado um dos maiores cronistas brasileiros, Rubem Braga publicou diversos livros, entre eles Crônicas do Espírito Santo e Coisas Simples do Cotidiano.

Braga adorava a vida ao ar livre. Morava em um apartamento de cobertura, em Ipanema, onde mantinha um jardim completo com pitangueiras, passarinhos e tanques de peixes.
ISBN 9788551300190
Autor(a) Braga, Rubem (Autor)
Editora Autêntica
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2016
Páginas 256
Acabamento Brochura
Dimensões 22,50 X 15,50

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade