Box Grandes Mestres Do Estoicismo

Código: 526260 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Esta coleção reúne as principais obras dos três maiores expoentes da filosofia estoica: o grego Epicteto, o romano Sêneca e o imperador romano Marco Aurélio.
Estes filósofos encararam o estoicismo como uma prática diária, sacerdotal, que colocava à prova os seus preceitos de virtude, sabedoria e racionalidade.
Desta forma, elevaram o Estoicismo ao patamar de uma das mais importantes correntes filosóficas do Ocidente.
Em Sobre a brevidade da vida, Sêneca reflete sobre como usar o tempo em favor de uma vida plena e feliz.
No Manual de Epicteto, o filósofo grego reúne lições sobre o aprimoramento moral e a convivência pacífica com os semelhantes.
Por fim, em suas Meditações, o imperador Marco Aurélio nos deixa um verdadeiro manual sobre o comportamento virtuoso.
Esta edição de Meditações – a mais vendida na atualidade –, somada às outras duas obras, compõe um verdadeiro curso prático do Estoicismo. As três obras são acompanhadas de cartões postais e de marcadores de página exclusivos.
Sobre os autores(as)

Aurelio, Marco

Marco Aurélio Antonino (121-180 d.C.), o imperador filósofo, nasceu em Roma, teve durante sua infância e adolescência excelente educação, era de caráter sincero e honesto, e desde cedo foi associado às responsabilidades do governo, sem nunca abandonar sua intensa vida interior e atividade filosófica. Estudou primeiro retórica e poesia com Herodes Ático e Cornélio Frontão, foi convertido ao estoicismo por Diogneto e daí por diante dedicou-se à filosofia e ao direito.

Bini, Edson

Edson Bini é um consagrado e produtivo tradutor, sendo esta sua atividade principal há mais de 40 anos. Nasceu em São Paulo, em 02 de dezembro de 1946. O primeiro livro que leu na vida foi O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. Aos 12 anos se apaixonou por filosofia quando leu pela primeira vez Platão. Estudou filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e seu interesse inicial pela língua grega foi despertado nas primeiras aulas do professor José Cavalcante de Souza (doutor em língua e literatura gregas) quando ele escrevia fragmentos dos pré-socráticos em grego no quadro negro. Nesta época, década de 70, iniciou sua atividade como tradutor e redator, além de se dedicar ao estudo da história das religiões. Trabalhou com o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Realizou dezenas de traduções nas áreas da filosofia, inclusive filosofia do direito, para as editoras Hemus, Ícone, Martins Fontes, Landy, Loyola e, há quase 20 anos, é tradutor da Edipro, ocupando-se principalmente da tradução anotada, de cunho marcantemente didático e formativo, de grandes obras da filosofia grega antiga, embora haja também trazido para nosso vernáculo autores como Maquiavel, Kant, Montesquieu, Nietzsche, Rousseau, Bacon e Descartes. Dedicando-se, sobretudo, à tradução anotada durante este período, seu trabalho que ganhou maior notoriedade foi a tradução das obras completas de Platão e, na sequência, das obras de Aristóteles.

Costrino, Artur

Artur Costrino – Bacharel em Letras (Latim/Português) pela Universidade de São Paulo, mestre em Estudos Clássicos pela mesma universidade, é ph.D. em Estudos Medievais pela University of York, Reino Unido. Atualmente é professor da graduação e da pós-graduação do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, onde desenvolve pesquisa sobre a interação e a transmissão de conceitos retóricos, filosóficos e poéticos desde a Antiguidade até a Renascença.

(Lúcio Aneu Sêneca), Sêneca

Sêneca (Lúcio Aneu Sêneca) viveu no século I d.C. e tornou-se um dos mais reconhecidos intelectuais do Império Romano. Atuou como advogado, dramaturgo e escritor. Como filósofo, foi um adepto do estoicismo. Era o segundo filho de uma família abastada da região de Córdoba, na Espanha. Foi enviado jovem a Roma, com seus irmãos, para receber a melhor educação. Após os estudos, trilhou uma carreira política que o levou a tornar-se conselheiro de imperadores e uma das pessoas mais ricas de Roma. Vítima de conspiração após se afastar do mundo político, foi condenado à execução. Em busca de dignidade, seguiu o exemplo do filósofo Sócrates: recebeu amigos, bebeu veneno e passou seus últimos momentos discutindo a imortalidade da alma.

Epicteto De Hierápolis

Epicteto de Hierápolis nasceu na Frígia, na condição de escravo, mas desde a juventude praticou algumas das virtudes que viriam a se tornar o fio condutor de sua ética filosófica, como a tolerância, a paciência e a fortaleza. Depois de liberto, conheceu a filosofia estoica e veio a representar, com Sêneca e Marco Aurélio, a terceira fase do estoicismo. Seu estilo de vida simples e sóbrio atraiu um incontável número de discípulos. Dentre eles, Flávio Arriano, que viria a transcrever e compilar seus ensinamentos orais, posteriormente publicados como o Manual que temos em mãos. Epicteto não constituiu família nem deixou descendentes, mas legou à humanidade sua filosofia sobre a arte do bem viver.
ISBN 9786556600536
Autores Epicteto De Hierápolis (Autor) ; (Lúcio Aneu Sêneca), Sêneca (Autor) ; Aurélio, Marco (Autor) ; Costrino, Artur (Tradutor, Comentários) ; Bini, Edson (Tradutor, Comentários)
Editora Edipro
Idioma Grego Antigo (Até 1453)
Grade curricular Ensino Fundamental II
Faixa etária Adolescentes (11-14)
Edição 1
Ano de edição 2021
Páginas 352
Acabamento Brochura
Dimensões 21,20 X 14,20

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade