Cartografias Da Voz Poesia Oral E Sonora, Tradição E Vanguarda

Código: 520553 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Em outubro de 2010, pesquisadores de vários Estados do país, e também do exterior, participaram do I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais, na Universidade Estadual de Londrina. Os debates empreendidos na ocasião por profissionais voltados aos estudos da oralidade são revisitados nos textos que compõem Cartografias da Voz: Poesia oral e sonora, tradição e vanguarda. Neste volume, a voz é abordada a partir de múltiplas perspectivas: teóricas, conceituais, metodológicas, temáticas. As várias possibilidades de expressão oral articulam-se a noções de performance, tradução, memória, representação, entre outras, em textos densos e instigantes que exibem a proficuidade das leituras possíveis sobre um objeto sedutor: a voz.
Sobre os autores(as)

Ferreira, Jerusa Pires

Jerusa Pires Ferreira nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 1938, e iniciou sua formação acadêmica em Salvador. Ela se mudou para São Paulo nos anos 1970 e concluiu o doutorado em ciências sociais na USP em 1980. Conferencista frequentemente convidada para diversas instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, especialmente nas universidades de Limoges, na França, e a Autônoma de Barcelona. Foi autora de inúmeros artigos além de professora de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC-SP. Pela Ateliê Editorial publicou: Armadilhas da Memória e Outros Ensaios, Cultura das Bordas – Edição. Comunicação. Leitura, Matrizes Impressas do Oral – Conto Russo no Sertão e Livros, Editora & Projetos (et alii) e Leituras Imediatas (obra póstuma). Autora de inúmeros livros e artigos sobre cultura popular e literatura, um de seus trabalhos mais célebres é Cavalaria em Cordel: O Passo das Águas Mortas, de 1979, relançado pela Edusp em 2017. O livro faz um panorama histórico da literatura de cordel e a relaciona com as histórias de cavalaria do período medieval. Entre outros campos de pesquisa, destacam-se ainda a cultura, oralidade, memória e as relações entre literatura, comunicação e artes. Ela também era tradutora e principal divulgadora dos trabalhos de Paul Zumthor e de Henri Meschonnic no Brasil. Ela foi casada com o tradutor Boris Schnaiderman, que morreu em 2016 aos 99 anos. Jerusa faleceu em 21 de abril de 2019.

Fernandes, Frederico

Autor, tradutor e organizador de diversos livros, é pesquisador produtividade do CNPq e professor da Universidade Estadual de Londrina. É fundador da revista Boitatá, especializada em literatura oral e popular.

Hartmann, Luciana

É graduada em artes cênicas e tem mestrado e doutorado em antropologia social. Tem realizado pesquisas com contadores de histórias, que deram origem a livros e vídeos etnográficos. É professora-associada da Universidade de Brasília (UnB), ouvinte e contadora de histórias.

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade