Condições Nervosas

Código: 489217 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Condições nervosas (original Nervous conditions, 1988), de Tsitsi Dangarembga, é um clássico da literatura africana. Narrado em primeira pessoa por Tambudzai, que, já adulta, relembra a sua infância e adolescência e os caminhos que tomou para contornar as opressões da pobreza, do patriarcado e do colonialismo.Tambu tem a oportunidade de estudar após a morte do irmão, único menino da família. Em suas memórias, ela relembra as dificuldades do processo de emancipação de sua mente e corpo, as ideias controversas e sedutoras da prima Nyasha, a resignação da mãe, a amargura da tia, e as injustiças que unem todas essas mulheres.O livro traz discussões pertinentes sobre machismo, religião e colonialismo, e como esses três fatores se entrelaçam para construir uma sociedade altamente opressora e limitante para as mulheres e as pessoas que vivem na pobreza.Condições nervosas recebeu o prêmio “Commonwealth Prize for Africa”, em 1989; está entre os dez primeiros colocados na lista dos 100 Livros Africanos Mais Importantes do Século XX, organizada pela Zimbabwe International Book Fair com a colaboração de entidades africanas e internacionais; e, em 2018, integrou a lista da BBC dos “100 livros que ajudaram a mudar o mundo”, na 66a posição.
Sobre os autores(as)

Dangarembga, Tsitsi

TSITSI DANGAREMBGA nasceu na Rodésia, hoje Zimbábue. É escritora, cineasta, dramaturga, poeta, professora e mentora. Atualmente vive em Harare, capital do Zimbábue.
Tsitsi é feminista e ativista. É idealizadora e diretora de diversos projetos e programas que dão suporte financeiro e técnico para mulheres que atuam como artistas e cineastas no Zimbábue e na África como um todo.
Tsitsi Dangarembga foi a primeira mulher negra do Zimbábue a publicar um livro em Inglês: Nervous conditions (1988), publicado no Brasil, pela Kapulana, como Condições nervosas.
É autora da trilogia de ficção cuja protagonista é Tambudzai, e de um livro de ensaios, publicados pela Kapulana:
• Condições nervosas (Nervous conditions, 1988). Tradução: Carolina Kuhn Facchin. São Paulo: Kapulana, 2019.
• O livro do Não (The book of Not, 2006). Tradução: Carolina Kuhn Facchin. São Paulo: Kapulana, 2022.
• Esse corpo lamentado (This mournable body, 2018). Tradução: Carolina Kuhn Facchin. São Paulo: Kapulana, 2022.
• Preta e mulher (Black and female, 2023). Tradução: Carolina Kuhn Facchin. São Paulo: Kapulana, 2023.

Facchin, Carolina Kuhn

Carolina Kuhn Facchin é Bacharel em Letras pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com pesquisa em tradução cultural dentro da literatura.
É Mestra em Letras/Tradução pela Universidade Federal do Paraná, onde conduziu pesquisa sobre tradução e teoria queer.
É tradutora de obras do Inglês para o Português, com especialidade em livros de literatura africana em língua inglesa, de países como Nigéria, Quênia, Zimbábue.
É intérprete do Inglês para o Português, em mesas de debate no Brasil com escritores de língua inglesa.
ISBN 9788568846803
Autores Dangarembga, Tsitsi (Autor) ; Facchin, Carolina Kuhn (Tradutor)
Editora Kapulana
Idioma Português
Faixa etária Jovens Adultos (15-21)
Edição 1
Ano de edição 2019
Páginas 236
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade