Crise Em Crise Notas Sobre A Poesia E Crítica No Brasil Contemporâneo

Código: 450415 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Num certo momento de 2018, numa das suas estadas para lecionar cursos intensivos na Universidade de Coimbra, e em particular no seu Instituto de Estudos Brasileiros, Paulo Franchetti solicitou a minha ajuda para tentar extrair de um conjunto de textos seus de há alguns anos um ou mais livros. Lidos os textos, não me pareceu, contudo, difícil extrair deles o livro que rapidamente ganhou a forma que viria a ser a deste, tal a coerência e coesão de pensamento que anima a escrita de Franchetti sobre a poesia brasileira contemporânea. Dos dois títulos que propus, a escolha acabou por recair, com alguma naturalidade, sobre “Crise em Crise”, ainda que o subtítulo decida pela modéstia e informalismo de uma contribuição que está longe de se resumir a umas “notas”, já que o que aqui está em pauta é de fato uma operação sistemática, histórica e teoricamente informada, de desmonte da doxa poética e poetológica brasileira posterior ao Concretismo [Osvaldo M. Silvestre].
Sobre os autores(as)

Franchetti, Paulo

Paulo Franchetti foi professor titular no Departamento de Teoria Literária da Unicamp e presidente da editora da mesma universidade por muitos anos. Publicou pela Ateliê Editorial os livros de estudos literários: Estudos de Literatura Brasileira e Portuguesa e Crise em Crise - Notas sobre Poesia e Crítica no Brasil Contemporâneo. Publicou também o livro de ficção O Sangue dos Dias Transparentes e A Mão do Deserto (memória de viagem), além dos livros de poesia: Deste Lugar, Memória Futura, ente outros. Seu livro de haicais, Oeste, representa uma das mais admiráveis experiências na recente poesia brasileira. Para a coleção Clássicos Ateliê organizou também O Primo Basílio, Dom Casmurro, Iracema, O Cortiço, A Cidade e as Serras, Clepsidra e Esaú e Jacó.

Silvestre, Osvaldo Manuel

Osvaldo Manuel Silvestre — Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde coordena o Instituto de Estudos Brasileiros. Foi professor visitante na Unicamp em várias ocasiões. Em 2005 publicou, com Abel Barros Baptista, Seria uma rima, não seria uma solução: a poesia modernista (2005), antologia integrada à coleção “Curso Breve de Literatura Brasileira”. Publicou ensaios sobre Mário de Andrade, Manuel Bandeira, modernismo e concretismo. Seu último livro publicado é, em coorganização com Rita Patrício, Conferências do cinquentenário da teoria da literatura de Vítor Aguiar e Silva (2020).
ISBN 9786555800234
Autores Franchetti, Paulo (Autor) ; Silvestre, Osvaldo Manuel (Prefácio)
Editora Ateliê Editorial
Coleção/Serie Crítica Hoje
Idioma Português
Grade curricular Ensino Universitário
Edição 1
Ano de edição 2021
Páginas 232
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade