Da Argila À Nuvem Uma História Dos Catálogos De Livros (II Milênio - Século XXI)

Código: 488068 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Desde o seu aparecimento, no segundo milênio a.C., o catálogo acompanha o desenvolvimento da cultura escrita, testemunhando uma ambição fundamental, ligada à própria origem da ciência e da cultura: nomear, descrever e classificar o universo.Das tabuinhas de argila aos catálogos hoje desmaterializados nas “nuvens”, essas ferramentas revelam uma tipologia complexa. Não obstante, elas foram concebidas com funções tão diversas quanto contraditórias: a busca de textos, a conservação da memória, o transporte de uma coleção, a censura aos livros, a disseminação de um fundo, o comércio e a circulação da escrita…
Sobre os autores(as)

Piqueira, Gustavo

Autor de mais de trinta livros, nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design, história e tudo mais que encontrar pelo caminho. À frente de sua Casa Rex, também é um dos mais reconhecidos designers gráficos do país, com mais de quinhentos prêmios recebidos.

Deaecto, Marisa Midori

Marisa Midori Deaecto é professora livre-docente em História do Livro da Escola de Comunicações e Artes ( ECA - USP ) e doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger (Hungria). Império dos Livros – Instituições e Práticas de Leituras na São Paulo Oitocentista (Edusp/Fapesp, 2011),  reeditado em 2019, recebeu o prêmio Jabuti da CBL (1o lugar em Comunicação) e o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, outorgado pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro na categoria melhor ensaio social. Publicou, recentemente, História de um Livro. A Democracia na França, de François Guizot (Ateliê Editorial, 2021).

Martins Filho, Plinio

Plinio Martins Filho  é doutor em editoração pela USP e atua no mercado editorial há mais de 35 anos. Foi professor de Editoração na Anhembi Morumbi e leciona no curso de Editoração na ECA-USP. Trabalhou durante dezoito anos na Editora Perspectiva. Trabalhou como diretor-presidente da Edusp. Trabalha na Biblioteca Brasiliana Mindlin.

Souza, Geraldo Gerson De

Daniel Mornet (1878-1954) historiador e crítico literário da literatura francesa. Foi professor no Lycée de Toulouse. Participou da Primeira Guerra Mundial, como tenente, publicando o livro Trincheiras de Verdun (1918) relatando a experiência. Daniel Mornet lecionou na Sorbonne. Ele também foi presidente da Société d'histoire littéraire e diretor da Revue d'histoire littéraire de la France (1922-1945). Daniel Mornet trabalhou principalmente sobre a história literária do século XVIII e contribuiu notavelmente para a questão das origens intelectuais e ideológicas da Revolução Francesa. O papel determinante que desempenhou neste campo foi o exame de uma fonte até então negligenciada: os catálogos das bibliotecas particulares leiloadas entre 1750 e 1780. O objetivo apresentado por Mornet era identificar quais eram as obras realmente lidas pelos franceses da época, obras que poderiam legitimamente ser consideradas como a matriz da grande convulsão revolucionária. No entanto, Daniel Mornet esqueceu algumas características importantes de sua coleção de fontes. Na verdade, esses catálogos foram parcialmente retirados de seus títulos mais controversos. Espontaneamente, os herdeiros evitavam leituras contrárias aos bons costumes para não prejudicar a memória do falecido. Caso contrário, foi o Estado que impôs tal censura. Assim, os regulamentos da Livraria Real estipulavam que qualquer catálogo de livros colocados em leilão tinha que passar antes de sua impressão sob os garfos caudinos da censura: "qualquer violação da ortodoxia, qualquer ideologia subversiva foi, portanto, apagada antecipadamente das próprias fontes. onde Mornet procurava vestígios ”.

Sordet, Yann

Yann Sordet nasceu em 1971, é bibliotecário e historiador do livro francês. Diplomou-se em arquivi´stica e paleografia na prestigiosa E´cole Nationale des Chartes-Paris, em 1997, com uma tese consagrada a` histo´ria das pra´ticas de bibliofilia no Se´culo das Luzes. Foi diretor do Departamento de Obras Raras da Bibliothe`que Sainte-Genevie`ve, de 2003 a 2010, e, atualmente, dirige a Biblioteca do Institut de France e a Biblioteca Mazarine, a mais antiga instituição de leitura pu´blica francesa. E´ editor-chefe de Histoire et Civilisation du Livre-Revue Internationale. No Brasil, publicou  Da Argila a` Nuvem – Uma Histo´ria dos Cata´logos de Livros (II Mile^nio a.C.-Se´culo XXI), segundo volume da Colec¸a~o Bibliofilia, uma parceria de coedic¸a~o entre Ateliê Editorial e Edic¸o~es Sesc Sa~o Paulo.

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade