Dante Como Poeta Do Mundo Terreno

Código: 447235 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
O presente estudo, Dante como poeta do mundo terreno, de 1929, é uma síntese extraordinária da Divina comédia, uma das obras centrais da literatura ocidental. Erich Auerbach, autor de Mimesis, teve uma relação intensa com o poema dantesco, manifesta ao longo de toda a sua vida, mas é sobretudo neste livro — pela primeira vez traduzido do alemão ao português — que ela se expressa plenamente.O crítico sustenta que não é possível compreendermos a Divina comédia sem a Summa Theologica de Tomás de Aquino, obra que sistematizou a doutrina dos primeiros Padres da Igreja, na qual a Verdade divina manifesta-se historicamente no mundo terreno. A grande proeza do poeta florentino, segundo Auerbach, foi justamente a de ser o primeiro autor a dar forma literária a essa concepção cristã, através da trajetória de personagens reais como Paolo Malatesta, Francesca de Rimini, Cacciaguida degli Elisei, São Francisco de Assis e outras figuras que nos falam vivamente até hoje.
Sobre os autores(as)

Auerbach, Erich

Erich Samuel Auerbach nasceu em uma família judaica, em Berlim, em 9 de novembro de 1892. Realizou seus estudos no Liceu Francês, fundado na cidade em 1689 pelos huguenotes, protestantes franceses ali refugiados. Deixou os estudos para combater na infantaria na Primeira Guerra Mundial, retomando-os após o conflito e se doutorando em filologia romana em 1921 na Universidade Frederico Guilherme (atual Universidade Humboldt), também em Berlim. Casou-se, em 1923, com Marie Manuela Mankiewitz. Tiveram um filho, Clemens Auerbach (1923-2002). Trabalhou como bibliotecário até ingressar, com a ajuda de Leo Spitzer, na Universidade de Marburg. Em 1929, publicou sua tese, Dante, als Dichter der irdischen Welt (Dante, Poeta do Mundo Terrestre), muito elogiada por Walter Benjamin, e em seguida traduziu La scienza nuova, de Giambattista Vico.

A partir daí, os rumos de sua carreira foram determinados pela ascensão dos nazistas ao poder, tendo sido compulsoriamente aposentado em 1936. Nesse mesmo ano, recebeu um convite da Universidade de Istambul, mais uma vez indicado por Spitzer, a quem sucederia ali como professor de filologia europeia. Foi declarado pelas autoridades alemãs como um expatriado em 1940, perdendo todos os direitos de cidadão. Foi na Turquia que Mimesis foi escrito, tendo sido publicado em 1946 em Berna, na Suíça.

Em 1947, a família se muda para os Estados Unidos, e Auerbach vai lecionar na Universidade Estadual de Pennsylvania, indo, em 1950, para Yale, onde permanece até sua morte, em 13 de outubro de 1957.

Barbara, Lenin Bicudo

Lenin Bicudo Bárbara é graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2008), com mestrado (2012) e doutorado (2018) em Sociologia pela mesma instituição. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado junto ao Departamento de Sociologia da FFLCH-USP.
ISBN 9786555251258
Autores Auerbach, Erich (Autor) ; Bárbara, Lenin Bicudo (Tradutor)
Editora 34
Coleção/Serie Coleção Espírito Crítico
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 336
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade