Do Analfabetismo À Violência Contribuições Da Ciência Da Linguagem

Código: 460278 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
O analfabetismo no Brasil ainda é uma dura realidade na educação escolar. O país universalizou o acesso da população ao ensino nos níveis fundamental e médio, sem, no entanto, garantir qualidade na entrega da educação. E os índices acentuados de desigualdade do país estão presentes também na educação: alunos vulneráveis fazem uso de uma linguagem que reflete claramente um contexto de violência, compartilhado no ambiente escolar. Voltada para professores, estudantes de Letras e profissionais da Educação, esta obra mostra como a Linguística, com base na Sociolinguística, na Psicolinguística e na Linguística Cognitiva, pode contribuir para diminuir os índices alarmantes do analfabetismo.
Sobre os autores(as)

Mollica, Maria Cecilia

Maria Cecilia Mollica é professora titular em Linguística na UFRJ, pós-doutorada na área (UnB) e pesquisadora nível 1 do CNPq. Coordena o Peul (Programa de Estudos sobre os Usos Linguísticos). Foi presidente da Abralin na gestão 2001-2003. Extensa é sua contribuição teórica e aplicada na área, com ramificações para a Educação Inclusiva e os campos de Saúde, Ciência da Informação, Tecnologia e Inovação. Atua nas pós-graduações e coordena o Polo-UFRJ do Profletras. Tem diversos livros publicados e também assina a coorganização e coautoria de livros, periódicos, capítulos e artigos. Pela Contexto publicou "Fala, letramento e inclusão social" e coautora "Introdução à sociolinguística" e" Linguagem para formação em letras, Educação e fonoaudiologia", "Práticas de Ensino do Português" e "Sociolinguística, sociolinguísticas".

Batista, Hadinei Ribeiro

Hadinei Ribeiro Batista é doutor em Tecnologia e Inovação em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui mestrado em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como pesquisador visitante em Lancaster University-UK, onde desenvolveu pesquisa sobre construção de cybercorpora, educação e identidade social. É professor da Universidade Estadual de Minas Gerais – Unidade Divinópolis.

Fernandes Fonseca, Mariana

Mariana Fernandes Fonseca é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, e bacharel e licenciada em Letras (Português e Latim) pela mesma universidade. Foi mediadora das Jornadas Pedagógicas de Educação Infantil da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (2013-2017). É professora de educação infantil no Município do Rio de Janeiro e assessora III da Escola de Formação Paulo Freire.

Quadrio, Andreia Cardozo

Andreia Cardozo Quadrio é doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras –
PROFLETRAS – na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pós-graduada em Linguística e Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis. Formada em Letras, com licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura de línguas portuguesas pela Universidade Católica de Petrópolis. Atua como docente em Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).
ISBN 9786555410136
Autores Mollica, Maria Cecília (Autor) ; Batista, Hadinei Ribeiro (Autor) ; Quadrio, Andreia Cardozo (Autor) ; Fernandes Fonseca, Mariana (Autor)
Editora Contexto
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2020
Páginas 126
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade