Electra(s)

Código: 515174 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Em Sófocles, a tensão; em Eurípides, o cômico. No primeiro, a obsessão em punir a mãe; no outro, a digressão ética sobre a vingança. Este volume traz a monumental tragédia grega Electra em duas de suas versões mais célebres. Os autores tratam de modos diversos o tema do matricídio: em Sófocles, clássico; em Eurípides, moderno. Contudo, permanece em ambos a atitude insubmissa e a ação corrosiva da injustiça na alma da jovem solitária. A tradução é de Trajano Vieira, professor da Unicamp.
Sobre os autores(as)

Euripides

Eurípides foi um poeta trágico grego, do século V a.C., o mais jovem dos três grandes expoentes da tragédia grega clássica, que ressaltou em suas obras as agitações da alma humana e em especial a feminina.

Sofocles

Sófocles (Atenas, 496 a.C. – Atenas, 406 a.C.) é considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo e presenciou o período de maior desenvolvimento cultural de Atenas. Viveu sempre nesta cidade-estado e lá morreu, nonagenário, por volta de 406/405 a.C. É o segundo dos três poetas trágicos canônicos, pois suas obras são posteriores às de Ésquilo e anteriores às de Eurípedes. Foi ainda em vida o mais bem-sucedido autor de tragédias do século V a.C. e os testemunhos antigos atribuem ao autor cerca de 120 tragédias e dramas satíricos, dos quais somente sete tragédias chegaram até nós na íntegra.

Vieira, Trajano

Trajano Vieira é doutor em Literatura Grega pela Universidade de São Paulo (1993), bolsista da Fundação Guggenheim (2001), com pós-doutorado pela Universidade de Chicago (2006) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2009-2010), e desde 1989 professor de Língua e Literatura Grega no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde obteve o título de livre-docente em 2008. Tem orientado trabalhos em diversas áreas dos estudos clássicos, voltados sobretudo para a tradução de textos fundamentais da cultura helênica — como a tragédia Agamêmnon (2007), de Ésquilo, e a Odisseia, de Homero (2011), ambas vencedoras do Prêmio Jabuti.

Predebon, Aristóteles Angheben

Aristóteles Angheben Predebon possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2001) e mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (USP, 2007). Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
ISBN 9788574807799
Autores Sófocles (Autor) ; Eurípides (Autor) ; Vieira, Trajano (Tradutor) ; Predebon, Aristóteles Angheben (Revisor)
Editora Ateliê Editorial
Idioma Português
Edição 2
Ano de edição 2018
Páginas 136
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade