Enciclopédia Negra: Biografias Afro-Brasileiras

Código: 437625 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

De Abdias do Nascimento a Zeferina e Zumbi dos Palmares, 416 verbetes biográficos que encenam um reencontro do Brasil com a memória silenciada de milhões de pessoas negras.
Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Ciências Humanas”.

Nesta Enciclopédia negra, Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz passam em revista a história do Brasil, da colonização aos dias atuais, a fim de restabelecer o protagonismo negro. E o fazem alcançando o que há de singular, multifacetado e profundo na existência particular de mais de quinhentos e cinquenta personagens.
São profissionais liberais; mães que lutaram pela alforria da família; ativistas e revolucionários; curandeiros e médicos; líderes religiosos que reinventaram outras Áfricas no Brasil, pessoas cujas feições foram apagadas pela história. Por isso, 36 artistas negros, negras e negres criaram retratos inspirados pelos verbetes desta enciclopédia, aqui reunidos em um belíssimo caderno de imagens.
Em um momento de produção e disseminação errática de informações, esta obra contribui para conformar um seguro repositório de experiências individuais e coletivas às quais — como pessoas e como sociedade — podemos recorrer em busca de inspiração e orientação.

Sobre os autores(as)

Dos Santos Gomes, Flávio

FLÁVIO DOS SANTOS GOMES é historiador e professor da UFRJ. Dentre outros livros, escreveu A hidra e os pântanos (2006), O alufá Rufino (2011, em coautoria com João José Reis e Marcus J. M. de Carvalho) e organizou, juntamente com Lilia Moritz Schwarcz, o Dicionário da escravidão e liberdade (2018).

Lauriano, Jaime

Jaime Lauriano (Brasil, 1985) Pe-
ças de uma proposta de revisão e
reelaboração coletiva da história,
suas obras audiovisuais, objetos e
textos críticos evidenciam os pro-
cessos de subjetivação moldados
por instituições de poder – polícia,
presídios, embaixadas e fronteiras
– e trazem à tona traumas históri-
cos relegados a arquivos confina-
dos no passado. Expôs obras no
10th Bamako Encounters (2015),
Pinacoteca do Estado de São
Paulo (2015) e 2nd Biennale of
Young Art Russia, Moscou (2010).
Vive em São Paulo.

Moritz Schwarcz, Lilia

Nasceu em 1957, em São Paulo. É professora titular no Departamento de Antropologia da USP, Global scholar na Universidade de Princeton (EUA) e curadora adjunta do Masp. Seu livro As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos ganhou o prêmio Jabuti de Livro do Ano, em 1999. Dirigiu a coleção História do Brasil Nação em seis volumes, (Objetiva/ Fundação Mapfre), sendo três deles indicados para o Jabuti. Foi curadora de uma série de exposições, entre as quais Um Olhar sobre o Brasil (2012, com Boris Kossoy) e Histórias Mestiças (2014, com Adriano Pedrosa), ambas no Instituto Tomie Ohtake.
ISBN 9788535934007
Autores Dos Santos Gomes, Flávio (Autor) ; Lauriano, Jaime (Autor) ; Moritz Schwarcz, Lilia (Autor) ; Mendonça, Oga (Design)
Editora Companhia Das Letras
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2021
Páginas 720
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade