Fluxo E Refluxo Do Tráfico De Escravos Entre O Golfo Do Benim E A Bahia De Todos-Os-santos, Do Século XVII Ao XIX

Código: 493637 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Grande referência para os estudos do tráfico atlântico que tomaram força nos anos 1980, Fluxo e refluxo ganha agora nova edição pela Companhia das Letras, com posfácio inédito de João José Reis.

Fluxo e refluxo é resultado de quase vinte anos de pesquisa de Pierre Verger. O detalhado e criterioso estudo foi apresentado pela primeira vez na Sorbonne, em 1966, como a tese de doutorado do antropólogo e etnólogo francês. Lançada no Brasil apenas em 1987, a obra rapidamente se tornou um marco historiográfico: a partir de levantamentos feitos na costa da África e de cartas do negreiro José Francisco dos Santos, conhecido como Alfaiate, Verger reconstrói a rota de compra e venda de escravos entre a Bahia e o golfo do Benim no período da colonização portuguesa, e recupera os desdobramentos culturais dessa relação comercial.
“Apesar dessas duas comunidades terem praticamente perdido contato a partir do início do século XX, seus integrantes tornaram-se, em termos culturais, africanos do Brasil e brasileiros da África”, diz Pierre Verger. Cinco décadas após seu lançamento na França, Fluxo e refluxo se prova indispensável para se compreender a história do tráfico, da escravidão e do Atlântico.

Sobre os autores(as)

Burton, Victor

Victor Burton nasceu no Rio de Janeiro em junho de 1956. Teve seu aprendizado profissional na editora Franco Maria Ricci de Milão, Itália, onde residiu de 1963 a 1980. No Brasil, desde 1980, se dedica ao design gráfico na área editorial e de produções culturais. Já realizou mais de 3000 capas de livros e 250 projetos de livros de arte. Ganhou sete vezes o prêmio Jabuti na categoria melhor capa e quatro vezes na categoria projeto editorial. Ganhou três vezes o prêmio Aloísio Magalhães de projeto gráfico, da Fundação Biblioteca Nacional. É diretor da Victor Burton Design Gráfico que atua principalmente na área editorial e de design de exposição.

Verger, Pierre

PIERRE VERGER nasceu em 1902, em Paris. Fotógrafo, etnólogo e antropólogo, viveu grande parte da sua vida em Salvador, na Bahia, e desenvolveu um importante estudo sobre o culto aos orixás para o Instituto Francês da África Negra (Ifan). Em uma estreita relação entre Brasil e África, converteu-se ao candomblé, assumindo o nome de Pierre Fatumbi Verger. Morreu em 1996, em Salvador.
ISBN 9786559210633
Autores Verger, Pierre (Autor) ; Gadzanis, Tasso (Tradutor) ; Burton, Victor (Design)
Editora Companhia Das Letras
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2021
Páginas 976
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade