Formas Comuns Animalidade, Literatura E Biopolítica

Código: 467619 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Entrecríticas é um espaço teórico para se pensar a literatura em suas conexões com outras práticas artísticas, reflexões críticas e objetos culturais contemporâneos. É isto que cada um dos ensaios desta coleção de autores latino-americanos persegue, a partir de diferentes perspectivas: abordar a literatura não como um campo fechado em si mesmo, e sim como um movimento em direção a tudo o que a estimula e a transforma.
Paloma Vidal

Em Formas comuns, novo livro da coleção Entrecríticas, o argentino Gabriel Giorgi, professor na Universidade de Nova York, analisa a figuração animal na cultura através da biopolítica, o campo conceitual no qual os limites entre “bios” – o natural, o biológico e o genético – e cultura se redefinem, a partir da literatura produzida na América Latina desde os anos 1960, de Guimarães Rosa a Manuel Puig, de Clarice Lispector a Julio Cortázar, entre outros. Tomando o lugar do animal na ficção como paradigma, o autor conduz uma reflexão aprofundada sobre as demarcações políticas (leia-se, raciais, sociais e de gênero) que envolvem a questão das “vidas por proteger e vidas por abandonar”.


Gabriel Giorgi estudou na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, e na New York University, onde atua como professor e pesquisador nas áreas de literaturas argentina e latino-americana, teoria queer e biopolítica. Além de artigos publicados em jornais e revistas da Argentina, dos Estados Unidos, Espanha e Brasil, é autor de Sueños de extermínio. Homosexualidad y representación en la literatura argentina (Rosario: Beatriz Viterbo, 2004) e coeditor de Excesos de vida. Ensayos sobre biopolítica (Buenos Aires: Paidós, 2007).


Sobre os autores(as)

Vidal, Paloma

Paloma Vidal é escritora, tradutora e ensina Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo. Dedica-se à ficção e à crítica, tendo publicado romances, peças, livros de contos, de ensaios e de poesia, entre os quais: Algum lugar (7Letras, 2009), Mar azul (Rocco, 2012), Três peças (Dobra, 2014), Dupla exposição (Rocco, 2016), Wyoming e Menini (7Letras, 2018), Estar entre: Ensaios de literaturas em trânsito (Papéis Selvagens, 2019), Pré-história (7Letras, 2020) e La banda oriental (Tenemos las Máquinas, 2021). Traduziu, entre outras autoras e autores latino-americanos, Clarice Lispector, Adolfo Bioy Casares, Lina Meruane, Sylvia Molloy, Margo Glantz, Tamara Kamenszain e Silviano Santiago.

Giorgi, Gabriel

Gabriel Giorgi é crítico, pesquisador e professor da New York University (NYU). Estudou na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) e na NYU. É autor de
Sueños de extermínio: homosexualidad y representación en la literatura argentina (2004) e Formas comuns: animalidade, biopol.tica, cultura , traduzido para o português e publicado no Brasil em 2016. Coeditou uma antologia de ensaios sobre biopolítica, Excesos de vida (2007). Foi professor e pesquisador visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2016. Tem participado de diversos seminários nos Estados Unidos e América Latina.
ISBN 9788532530141
Autores Giorgi, Gabriel (Autor) ; Nougué, Carlos (Tradutor) ; Vidal, Paloma
Editora Rocco
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2016
Páginas 240
Acabamento Brochura
Dimensões 18,00 X 13,50
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade