Fotografia E Império

Código: 463006 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
A íntima relação entre o Império brasileiro e a mídia fotográfica é o ponto de partida deste estudo sobre a história das representações - obra que se torna ainda mais interessante quando consideramos que sua autora é argentina. Natalia Brizuela contempla, analisa e interpreta uma série de imagens produzidas no Brasil por fotógrafos (em sua maioria) europeus ao longo do século XIX - desvelando a oscilante relação entre as representações da realidade, os mecanismos do desejo e a construção de geografias imaginárias. Mais que uma ferramenta para registrar e racionalizar o mundo, a fotografia surge aqui como uma forma de construir identidades compartilhadas e de reencantar a natureza.Ao longo dessas páginas, desfilam personagens fascinantes, como Hercule Florence, aventureiro, naturalista, inventor e fotógrafo; Revert Henrique Klumb, alemão que foi um dos primeiros fotógrafos a retratar as paisagens do Rio de Janeiro; e Marc Ferrez, contratado para desbravar e registrar as vastas terras do Império. Ao mesmo tempo, encontramos revelações surpreendentes sobre personagens que já nos são bem conhecidos - o profundo interesse de dom Pedro II e Euclides da Cunha pela fotografia, por exemplo, aparece nos belos ensaios da autora. Contudo, o verdadeiro protagonista nesse mosaico de relatos é o próprio Brasil - esse espaço ao mesmo tempo familiar e desconhecido, atraente e perturbador, contemplado por tantos ângulos distintos, e jamais decifrado.
Sobre os autores(as)

Bagno, Marcos

Marcos Bagno é professor de Lingüística da Universidade de Brasília (UnB), escritor e tradutor, com dezenas de livros publicados no campo da sociologia da linguagem e do ensino de português, além de obras dedicadas ao público infanto-juvenil, diversas delas premiadas. Desde a publicação de A Língua de Eulália, em 1997, seu primeiro livro no campo da educação lingüística, vem se tornando um dos lingüistas mais conhecidos do Brasil, devido à sua militância contra toda forma de exclusão social por meio da linguagem e a favor da valorização de todos os múltiplos modos de falar. Também atua na pesquisa e na proposta de novos caminhos para a educação em língua materna, com ênfase nas noções de letramento e de reeducação sociolingüística. Pela Contexto é autor dos livros "12 Faces do Preconceito" e "A Língua de Eulália".

Brizuela, Natalia

Natalia Brizuela é professora de literatura, cinema e artes visuais na Universidade da Califórnia, Berkeley. Autora de numerosos ensaios, publicou Fotografia e império. Paisagens para um Brasil moderno (Companhia das Letras, 2012) e coeditou Y todo el resto es literatura. Ensayos sobre Osvaldo Lamborghini (Interzona, 2008). Atualmente, prepara com Alejandra Uslenghi um volume especial do Journal of Latin American Cultural Studies, dedicado aos fotógrafos argentinos Grete Stern e Horacio Coppola, e um livro sobre políticas e poéticas do tempo na cultura contemporânea.
ISBN 9788535921038
Autores Brizuela, Natalia (Autor) ; Bagno, Marcos (Tradutor)
Editora Companhia Das Letras
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2012
Páginas 248
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade