Freud E A Descoberta Do Inconsciente

Código: 535337 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.


Pequeno clássico da literatura psicanalítica, considerado uma das melhores introduções à vida e à obra de Sigmund Freud, em tradução icônica de Lélia Gonzalez.

Nesta biografia intelectual única, o psicanalista e escritor francês Octave Mannoni retrata os episódios mais marcantes da vida do mestre vienense, em estreita relação com sua obra. Com grande vivacidade, apresenta o fecundo drama vivido por Freud durante o período inicial da gestação da psicanálise; a elaboração de seus principais casos clínicos e os ensinamentos que deles extraiu; as bases revolucionárias de sua teoria da sexualidade e da interpretação dos sonhos — elementos centrais da descoberta do inconsciente.Sucinto e ao mesmo tempo panorâmico, estruturado por temas e acompanhado por uma valiosa cronologia, o livro percorre uma parte significativa dos inúmeros escritos de Freud. Contribui ainda para a profundidade do retrato aqui revelado o fato de Mannoni fundamentar sua abordagem no ensino de Lacan — de quem foi analisando e aluno — e tratar a saga freudiana como a experiência de um sujeito em sua relação com a verdade.
Freud e a descoberta do inconsciente não é apenas um prelúdio à biografia e ao pensamento do fundador da psicanálise; é também uma joia literária por si só.
Sobre os autores(as)

Gonzalez, Lelia

UMA DAS GRANDES LÍDERES DO MOVIMENTO NEGRO FEMINISTA. FORMADA EM
HISTÓRIA E FILOSOFIA, DOUTORA EM ANTROPOLOGIA POLÍTICA, FOI PROFESSORA, ATIVISTA E POLÍTICA.

Mannoni, Octave

Octave Mannoni nasceu em Lamotte-Beuvron, onde o seu pai dirigia a colônia penal de Saint-Maurice, em 1899. Concluiu os estudos secundários no liceu de Orléans, e não pode seguir para o ensino superior, pois foi mobilizado em 1918 durante a Primeira Guerra Mundial. É quando casa-se pela primeira vez e tem duas filhas. Retoma os estudos de filosofia na Universidade de Estrasburgo após a guerra e obtém um diploma de Filosofia. Leciona no liceu de Altkirch (1924), depois no Liceu Schoelcher na Martinica (1925-1928), onde foi um dos incentivadores, com Gilbert Gratiant e Raymond Burgard, da revista Lucioles, cujo primeiro número foi publicado em 1927. Depois lecionou no liceu Leconte, em São Dinis, no departamento francês de Reunião (1928-1931), a leste de Madagascar. Ele permaneceu em Madagascar de 1931 a 1945, como professor de literatura e filosofia na escola secundária Gallieni, em Antananarivo, a capital do país. Foi diretor do serviço de informação da ilha e, por um breve período, responsável pela Revue de Madagascar. Percorreu a ilha em parceria com o botânico Pierre Boiteau, devido a seu interesse pela botânica e fez reportagens fotográficas. Defendeu a independência de Madagáscar, o que o levou à destituição do cargo no final de 1947. Regressou então, em definitivo, a Paris em janeiro de 1948. Em Paris, retomou com Jacques Lacan uma análise iniciada em 1946 e torna-se psicanalista. Casa-se novamente em 1948 com Maud Mannoni, analista infantil, com quem tem um filho. Após a dissolução da Escola Freudiana de Paris em 1980, participou com Maud e Patrick Guyomard da criação do Centro de Formação e Pesquisa Psicanalítica (CFRP) em 1982. Falece em Paris, em julho de 1989.
ISBN 9786559791163
Autores Mannoni, Octave (Autor) ; Gonzalez, Lélia (Tradutor) ; Longo, Celso (Design) ; Trench, Daniel (Design)
Editora Jorge Zahar Editor
Coleção/Serie Coleção Transmissão Da Psicanálise
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 192
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade