Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Se durante muito tempo certa fixidez normativa entre sexo, gênero e parentalidade permaneceu inquestionada, a partir da leitura deste livro, a potência de uma análise plural, interseccional e implicada sobre a temática ganha novo fôlego. Apoiados tanto em uma leitura rigorosa da subversão que marca a psicanálise quanto nos desafios impostos pela tensão entre estrutura, história e poder, os textos que compõem este volume têm o mérito de encontrar sua unidade na produção teórica, clínica e ética de suas diferenças. Os autores nos lembram que — desconfiando da naturalidade com a qual feminilidade e masculinidade, maternidade e paternidade são tratadas tanto na cultura quanto pelo próprio sujeito — a psicanálise e as reflexões críticas da história, da sociologia e dos estudos de gênero convergem num método que lê nos não ditos a verdade que a ordem dominante tenta silenciar. Despatologizações, novas parentalidades, críticas raciais e de gênero a paternidades hegemônicas, raízes históricas das maternidades, dimensões estruturais das funções parentais, entre outras reflexões dão o tom de uma obra que já nasce como incontornável para quem estuda o tema.
Pedro Ambra
Sobre os autores(as)

Garrafa, Thais

Thais Garrafa - Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), psicanalista, professora e supervisora do curso de Pós-Graduação em Parentalidade, Perinatalidade e Psicanálise do Instituto Gerar, e supervisora clínica no projeto Com Tato do Instituto Fazendo História. Participa da Equipe de Pesquisa do Instituto Gerar. Foi professora do COGEAE/PUC-SP e do curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).

Iaconell, Vera

Vera Iaconell - Psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro de Escola do Fórum do Campo Lacaniano SP. É diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, colunista do jornal A Folha de S.Paulo, coautora do livro Histeria e gênero: o sexo como desencontro (Versos, 2014) e autora dos livros Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função (Zagodoni, 2020), Criar filhos no século XXI (Contexto, 2019).

Teperman, Daniela

Daniela Teperman - Psicanalista, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) e doutora em Psicanálise e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Participa da equipe de pesquisa e é professora e supervisora do curso de Pós-Graduação em Parentalidade, Perinatalidade e Psicanálise do Instituto Gerar. É autora dos livros: Clínica Psicanalítica com bebês: uma intervenção a tempo (Fapesp/Casa do Psicólogo, 2005) e Família, parentalidade e época: um estudo psicanalítico (Fapesp/Escuta, 2014).
ISBN 9786588239773
Autores Teperman, Daniela (Compilador) ; Garrafa, Thais (Compilador) ; Iaconell, Vera (Compilador)
Editora Autêntica
Coleção/Serie Parentalidade & Psicanálise
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2020
Páginas 136
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade