Gustavo Giovannoni Textos Escolhidos

Código: 518587 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Gustavo Giovannoni (1873-1947) é personagem de capital importância para a consolidação do urbanismo como disciplina na Itália, para a restauração em geral, e para o “restauro urbano” em particular. Giovannoni foi autor prolífico, com produção multifacetada e abundante, tendo escrito centenas de textos. Foram escolhidos para esta publicação quatro deles: o primeiro, dirigido às teorias relacionadas ao urbanismo; o segundo, valendo-se da fundamentação teórica exposta no primeiro, é o estabelecimento de uma metodologia para intervenções em áreas urbanas de interesse para a preservação; os dois últimos tratam da restauração de obras arquitetônicas. São textos pioneiros que mantêm atualidade em muitos aspectos e que tiveram, quando de sua publicação, grande repercussão na produção teórica e na prática de intervenções.
Sobre os autores(as)

Andrade, Carlos Roberto M. De

Carlos Roberto M. de Andreade possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1974), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutorado junto ao Politécnico de Milão (set/2008 - fev/2009). Desde 1988 é docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, transformado a partir de dezembro de 2010 em Instituto de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo moderno, cidade nova planejada, cidade-jardim e bairro-jardim, historiografia da cidade e do urbanismo e urbanismo sanitarismo, trajetórias profissionais de engenheiros, arquitetos e urbanistas, a Internacional Situacionista: arte, nomadismo e anti-urbanismo.

Cabral, Renata Campello

Renata Campello Cabral possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e mestrado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (2003), onde também realizou seu doutorado (2013). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) por 5 meses na Università degli Studi di Napoli Federico II. Sua pesquisa de mestrado foi dedicada à obra do arquiteto italiano Mario Russo no Brasil (publicada pela editora da UFPE) e sua tese de doutorado à noção de ambiente na obra de Gustavo Giovannoni e as normativas de tutela do patrimônio cultural na Itália, tendo sido premiada pela CAPES (Prêmio CAPES de Tese 2014), Anparq (Prêmio Anparq 2014) e USP (Prêmio Tese Destaque USP, com Menção Honrosa). Realizou pós-doutorado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, onde atualmente é professora adjunta de Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Giovannoni, Gustavo

Gustavo Giovannoni, arquiteto e urbanista italiano.

Kühl, Beatriz Mugayar

Beatriz Mugayar Kühl é arquiteta com especialização na área de preservação de bens culturais na Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica) e doutora pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela Università degli Studi de Roma. Renomada estudiosa, possui diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior.

Pane, Andrea

Andrea Pane é mestre em Arquitetura (1999) e doutor em Conservação do Patrimônio Arquitetônico (2003) pela mesma Instituição em que leciona. Lá, ele é o responsável no presente ano letivo pela disciplina Teoria e História da Restauração. Pane também é arquiteto do Ministério de Patrimônio e Cultura da Itália, tendo 67 publicações (incluindo duas em português) e participado de mais de 40 conferências nacionais e internacionais. Andrea Pane é neto de Roberto Pane, um dos mais importantes nomes do restauro na área de Arquitetura e Urbanismo.

Rufinoni, Manoela Rossinetti

Manoela Rossinetti Rufinoni é Professora do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Doutora (2009) e Mestre (2004) em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1997). Realizou estágio de doutoramento na Università degli Studi di Roma La Sapienza (2006-2007) e treinamento profissional no ICCROM, Roma (2007). Autora do livro Preservação e Restauro Urbano (Fap-Unifesp, Edusp, Fapesp, 2013), com o qual obteve o 2o. Lugar no Prêmio Jabuti 2014, na Categoria Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência nas áreas de História da Arquitetura e Preservação do Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio e museus, políticas de preservação, teoria e história do restauro, patrimônio da industrialização, patrimônio urbano e urbanização. Membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BR).
ISBN 9788574806013
Autores Giovannoni, Gustavo (Autor) ; Cabral, Renata Campello (Tradutor) ; Andrade, Carlos Roberto M. De (Tradutor) ; Kühl, Beatriz Mugayar (Tradutor, Compilador) ; Rufinoni, Manoela Rossinetti (Nota) ; Pane, Andrea (Nota)
Editora Ateliê Editorial
Coleção/Serie Artes&ofícios
Idioma Português
Grade curricular Ensino Universitário
Edição 1
Ano de edição 2017
Páginas 208
Acabamento Brochura
Dimensões 20,00 X 12,50

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade