Leviatã Ou Matéria, Forma E Poder De Um Estado Eclesiástico E Civil

Código: 465055 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

“O grande Levitã chamado de República ou Estado […], que não é senão um Homem Artificial, embora tenha maior estatura e força que o homem natural, para cuja proteção e defesa foi planejado; nele, a Soberania é a Alma Artificial que tem a finalidade de dar vida e movimento a todo o Corpo; os Magistrados e outros Funcionários do Judiciário e do Executivosão as Juntas artificiais; as Recompensas e Punições (pelas quais, ligadas ao trono da Soberania, são movimentadas todas as juntas e os membros para que cumpram seus deveres) são os Nervos, que, no Corpo Natural, fazem o mesmo; a Prosperidade e as Riquezas de todos os membros particulares são a sua Força; o Sal us Poli (a segurança do povo), o seu Negócio; os Conselheiros, por quem todas as coisas que ele precisa saber a ele são sugeridas, são a Memória; a Equidade e as Leis são a Razão e a Vontade artificiais; a Concórdia é a Saúde; a Sedição, a Doença; e a Guerra Civil, a Morte. Por fim, os Pactos e os Acordos, a partir dos quais as partes desse Corpo Político foram inicialmente construídas, agregadas e unidas, são semelhantes àquele Fiat, Faça-se o homem, pronunciado por Deus na Criação.”

Um dos maiores clássicos da  filosofia política , o Leviatã – ou matéria forma e poder de um Estado eclesiástico e civil é considerado um dos primeiros e mais influentes tratados acerca da teoria do contrato social.

A partir de uma profunda análise da natureza humana, Hobbes propõe uma reestruturação da sociedade baseada em um contrato social e no governo de um soberano absoluto.

Produzido na efervescência da Guerra Civil Inglesa, este livro tornou-se um ícone do pensamento político moderno, centrado em um modelo de obediência à autoridade.

Sobre os autores(as)

Hobbes, Thomas

Thomas Hobbes (1588-1679) foi um filósofo, cientista político e teórico. Sua obra filosófica estabeleceu as bases para o pensamento político moderno. Interessado pela filosofia política e pelas ciências naturais, foi influenciado por pensadores como Maquiavel, Galileu e Descartes. Contribuiu para a filosofia moral, a epistemologia e as ciências naturais.

Moreira Miranda, Daniel

Daniel Moreira Miranda é graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitações em Grego Antigo e em Sânscrito. Também é graduado
em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
ISBN 9788572838962
Autores Hobbes, Thomas (Autor) ; Edipro (Autor) ; Moreira Miranda, Daniel (Tradutor)
Editora Edipro
Idioma Português
Grade curricular Ensino Médio
Faixa etária Adolescentes (11-14)
Edição 1
Ano de edição 2019
Páginas 616
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade