Libras E Surdos Políticas, Linguagem E Inclusão

Código: 548614 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Este livro discute sobre o surdo, o universo que o circunda, seus direitos, sua diversidade ou multiplicidade linguística, suas características, as interseccionalidades que o atravessam, os emblemas e os desafios que o constituem e demarcam seu lugar social. Dessa forma, os capítulos abordam aquisição de linguagem, Libras, inclusão, a experiência das famílias e outros temas essenciais para entender melhor esse universo. Organizado por Cecilia Moura e Desirée De Vit Begrow, grandes especialistas na área, a obra é imprescindível para profissionais que estão em interação com surdos, em especial fonoaudiólogos, e também estudantes em formação em saúde e educação.
Sobre os autores(as)

Quadros, Ronice Muller De

Ronice Müller de Quadros é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora do CNPQ, com pesquisas relacionadas ao estudo das línguas de sinais. Doutora em Linguística pela PUCRS. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, aquisição da língua de sinais, bilinguismo bimodal, línguas de herança, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais. Entre suas publicações mais relevantes, consta Educação de surdos: a aquisição da linguagem, Estudos linguísticos: Língua de sinais brasileira, Libras e Língua de herança.

Nakasato, Ricardo

Ricardo Nakasato é mestre na área da Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor de Libras e do ensino fundamental na Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic/PUC-SP). Graduado em Pedagogia, com habilitação em Educação dos Deficientes da Audiocomunicação, pela PUC-SP e em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), polo Universidade de São Paulo (USP).

Bento, Nanci Araújo

Nanci Araújo Bento, mulher negra, professora, feminista e antirracista. É professora adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Língua e Cultura pela UFBA e mestra em Letras pela mesma universidade. Professora de Português para Surdos. Coordenadora do projeto Entre Vistas – A Navegação Híbrida Bilíngue/Bicultural/Bimodal nas Múltiplas Linguagens para o Ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos e do projeto Em Pretas Mãos: A Constituição dos Sinais e o Contexto Étnico-Racial Brasileiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT-UFBA).

Oliveira, José Carlos De

José Carlos de Oliveira é doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, graduado em Letras-Libras pela UFSC e em Letras Anglo-Portuguesa pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Rolândia – FACCAR. É professor adjunto do Instituto de Letras e Linguística – ILEEL da UFU. Atua na área de ensino e pesquisa de Libras como primeira (L1) e segunda língua (L2), português escrito para surdos, língua inglesa escrita como terceira língua (L3) para surdos e temas relacionados à surdocegueira.

Vilhalva, Shirley

Shirley Vilhalva, mulher indígena, surda, ativista, é pedagoga (FUCMAT, atual UCDB). Mestre em Linguística (UFSC) e doutoranda em Linguística Aplicada (Dinter Unicamp/UFMS). Pós-graduada em Docência e Tradução em Libras (Unintese). Pesquisadora de línguas de sinais emergentes e língua de sinais indígenas. Professora da Faculdade de Educação – equipe das disciplinas: Estudo de Libras, Português Escrito como Segunda Língua para Estudante Surdo e Surdocego da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Begrow, Desirée De Vit

Desirée De Vit Begrow é fonoaudióloga bilíngue Libras/português. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Departamento de Fonoaudiologia da UFBA. Coordenadora do Projeto para Acolhimento, Informação e Suporte a Familiares de Crianças Surdas (PAIS/UFBA). Vice-coordenadora do Comitê de Línguas de Sinais e Bilinguismo para Surdos (CLSBS) do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) (gestão 2019-2022). Atual membro de GT – Formação do Fonoaudiólogo (GT-Formação) do CLSBS-SBFa.

Brito, Liliane Toscano De

Liliane Toscano de Brito é fonoaudióloga pela Universidade Católica de Pernambuco; professora adjunta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) vinculada ao Centro de Ciências Integradas; membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem da Uncisal; membro do Grupo de Pesquisa LIBRaqe da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem especialização em Linguagem pela Universidade de Ribeirão Preto; mestrado e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas.

Campos, Mariana Isaac

Mariana Isaac Campos é coordenadora geral bilíngue na educação básica e educação superior da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi-MEC). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos/SP). Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Campos, Sandra

Sandra Campos é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Vice-diretora Acadêmica do Campus Guarulhos – EFLCH (Gestão 2021-2025). Coordenadora do Projeto LEL – Laboratório Experimental em Libras e vice-coordenadora do Grupo de Estudos Identidade e Cultura Surdas. Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Dantas Ohkawa, Alexandre

Alexandre Dantas Ohkawa é arquiteto, palestrante, mediador, consultor e especialista em acessibilidade, diversidade (comunidade surda), equidade e inclusão. Um dos idealizadores do workshop “Empatia do Silêncio” e SAS (Semana da Acessibilidade Surda). Embaixador do Movimento Web para Todos (MWPT). Atual presidente da Associação de Surdos do Estado de SP – Vem Sonhar.

Di Donato, Adriana

Adriana Di Donato é fonoaudióloga pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui título de especialista em Linguagem e especialista em Fonoaudiologia Educacional, ambos pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Docente de Libras no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vem desenvolvendo atividades de extensão e pesquisa na área bilíngue Libras/português. Fundadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPE.

Faria-Nascimento, Sandra Patrícia De

Sandra Patrícia de Faria-Nascimento é professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB). Licenciada em Letras-Português, mestra e doutora em Linguística. Coordena o Laboratório de Estudo, Pesquisa e Inovação na Educação Bilíngue de Surdos e Surdocegos – LEPEBS, na UnB. Coordenou a elaboração da Proposta Curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos da educação básica e do ensino superior (2021). Pesquisa metáforas em LSB, morfossintaxe contrastiva (LSB – LP), políticas linguísticas, teorias e práticas voltados ao ensino bilíngue de surdos, com foco no ensino de PSLS, além de lexicologia/lexicografia, terminologia/terminografia com LSB.

Harrison, Kathryn

Kathryn Harrison é doutora pelo Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUC-SP), fonoaudióloga do Serviço de Atendimento Bilíngue da Clínica de Audição, Voz e Linguagem Prof. Dr. Mauro Spinelli da Derdic/PUC-SP. Professora (2006-2010) no Curso Superior de Formação de Intérpretes de Libras da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Membro do Comitê de Língua de Sinais e Bilinguismo para Surdos, Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa, GT3 Libras e Fonoaudiologia.

Hollosi, Marcio

Marcio Hollosi é professor adjunto do Departamento de Letras, docente do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – Profei/Unifesp. É pesquisador na área de Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Educação Bilíngue para Surdos e Libras. Tem doutorado em Ciências, na área de Educação e Saúde na Unifesp e é membro da International Collaboratory for Leadership in Universally Designed Education (Include).

Levy, Cilmara

Cilmara Levy é fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Coordenadora do curso de especialização lato-sensu em Audiologia (FCMSCSP). Professora assistente do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP. Fonoaudióloga da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Fonoaudióloga clínica.

Moura, Cecilia

Cecilia Moura é fonoaudióloga Clínica bilíngue Libras/português. Professora titular do curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ex-coordenadora e fundadora do Comitê de LS e Bilinguismo para Surdos do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (gestão 2019-2020 e 2020-2022). Autora do livro O surdo – caminhos para uma nova identidade.

Silva, Priscila Amorim

Priscila Amorim Silva é fonoaudióloga pela Universidade do Sagrado Coração. Mestra em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Linguagem e Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Fonoaudióloga do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel de Oliveira Porto (CEPRE/Unicamp). Coordenadora do Comitê de Línguas de Sinais e Bilinguismo para Surdos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa (gestão 2023/2025).

Vianna, Nubia Garcia

Nubia Garcia Vianna é fonoaudióloga e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (DDHR/FCM/Unicamp). Foi também consultora da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, em 2015 e 2016.
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade