Línguas Indígenas E Gramática Universal

Código: 414471 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
O desconhecimento quase total sobre a natureza e as propriedades das línguas indígenas é, sem dúvida, um dos fatores que contribuem para a formação de opiniões equivocadas e preconceituosas. Por isso a importância desta obra que apresenta, em linguagem clara e objetiva, aspectos da gramática de cinco línguas, filiadas às quatro famílias linguísticas do Brasil: Guarani Mbya e Tupinambá (Tupi-Guarani), Karajá (Macro-Jê), Kuikuro (Carib) e Paumarí (Arawa). A partir dos principais postulados da Gramática Universal, os autores apresentam características dessas línguas, como a recursividade e a sintaxe.
Sobre os autores(as)

Lemle, Miriam

Miriam Lemle possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1959), mestrado em Linguística pela University of Pennsylvania, USA (1965) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Fez pós-doutorado no MIT, USA (1985) e é Livre Docente pela UFRJ (1987). Atualmente é Professor Titular, Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório Lifss - Laboratório de Interface Sintaxe-Semântica. Tem experiência na área de Linguística, na linha de Gramática Gerativa. Atua como professora, orientadora e pesquisadora principalmente em temas voltados para a especificação dos mecanismos de interface entre a sintaxe e a semântica.

Franchetto, Bruna

Bruna Franchetto é Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e professora titular do Departamento de Antropologia da mesma instituição, atuando como docente nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Linguística. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenadora científica do Projeto de Documentação de Línguas Indígenas do Museu do Índio (Funai, RJ) e Unesco desde 2009, bem como membro titular da Comissão Técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). Conta com publicações nas áreas de morfologia, sintaxe, documentação, artes verbais e tradução de línguas indígenas, bem como na área de políticas linguísticas, incluindo revitalização de línguas indígenas e o impacto da escolarização e da escrita sobre tradições orais.

Maia, Marcus

Marcus Maia é doutor em Linguística pela University of Southern California - USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York - Cuny (2003-2004). Foi professor visitante no Departamento de Espanhol e Português e no Language Acquisition Research Center da University of Massachusetts Amherst, no primeiro semestre de 2012 e no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, no segundo semestre de 2017. Atualmente é professor titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1C (CNPq) e Cientista do Nosso Estado (Faperj). Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para a Educação. Fundou e coordena o Laboratório de Psicolinguística Experimental (Lapex). Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolinguística da Anpoll no biênio 2006-2008. Atua nas áreas de Psicolinguística, Teoria e Análise Linguística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas. Pela Editora Contexto é autor do livro A Linguística no Século XXI. organizador do Psicolinguística, Psicolinguísticas: uma introdução e coautor dos livros Sintaxe, Sintaxes: uma introdução, Chomsky e Línguas indígenas e Gramática Universal.

Damaso Vieira, Marcia Maria

Marcia Maria Damaso Vieira possui mestrado em Linguística pela University of Southern California (USC), (1981), doutorado-sanduíche pela University of Arizona, em Tucson, (1991), e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), (1993). É professora associada 2 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo lotada no Setor de Linguística do Museu Nacional/UFRJ. Atua como docente na graduação da Faculdade de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e no Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (Profllind) do Museu Nacional. Realiza pesquisa e orienta nas áreas de morfologia e sintaxe, tendo como foco dados de línguas indígenas brasileiras (famílias Tupi-Guarani e Arawá) e de aquisição da linguagem (primeira e segunda línguas).
ISBN 9788552001645
Autores Franchetto, Bruna (Autor) ; Damaso Vieira, Marcia Maria (Autor) ; Maia, Marcus (Autor) ; Lemle, Miriam (Autor)
Editora Contexto
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2019
Páginas 208
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade