Linhas Fundamentais Da Filosofia Do Direito

Código: 474151 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Resultado de mais de três décadas de paciente e minucioso trabalho, a presente tradução do professor e filósofo Marcos Lutz Müller das Linhas fundamentais da filosofia do direito, de G. W. F. Hegel (1770-1831) — Grundlinien der Philosophie des Rechts, no original —, assinala um dos pontos altos dos estudos hegelianos em língua portuguesa.Publicada há duzentos anos, a Filosofia do direito, como também é conhecida, tornou-se — segundo Jean-François Kervégan, autor do belo ensaio “A instituição da liberdade”, aqui reproduzido — uma das obras mais importantes da ciência jurídica e da teoria social e política modernas, na qual o filósofo alemão sistematiza e consuma a sua concepção do Estado como “a efetividade da vida ética” e condição imprescindível para o exercício de uma cidadania livre.Pesquisador e intérprete agudo da obra de Hegel, Marcos Müller incorporou à sua tradução — além dos esclarecedores “adendos” de Eduard Gans, discípulo e editor oficial da obra após a morte do seu autor — mais de seiscentas notas explicativas. Estas não apenas esclarecem questões de etimologia, de contextualização histórica e de interpretação de conceitos, mas, por meio de criteriosas remissões, relacionam as principais passagens do livro ao conjunto da obra hegeliana, proporcionando uma visão surpreendentemente inovadora da dimensão sistemática e da atualidade do pensamento jurídico-político de Hegel.Obra maior da filosofia, na qual a relação entre direito, Estado e sociedade se revela em toda a sua magnitude e complexidade, estas Linhas fundamentais da filosofia do direito alcançam o leitor brasileiro numa tradução impecável, no momento crucial em que o país luta por afirmar a relevância e o significado de suas instituições democráticas.
Sobre os autores(as)

Hegel, G. W. F.

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em 27 de agosto de 1770, em Stuttgart, na Alemanha. Ainda na juventude se interessa por grego, latim, geometria e matemática, e faz leituras de Leibniz e Lessing. A crítica ao despotismo e ao absolutismo que emanava dos textos de Rousseau, Herder, Goethe e Schiller dá o tom de seus primeiros passos na filosofia. Em 1789, quando eclode a Revolução Francesa, Hegel tem dezoito anos e é aluno interno do instituto de teologia Tübinger Stift, onde faz amizade com Hölderlin e Schelling; ali estuda Platão, Aristóteles, o ceticismo grego e a filosofia crítica de Kant. Recém-formado, trabalha como tutor privado em Berna (1793-1796) e em Frankfurt (1797-1800). Decide então tentar a vida como professor de filosofia em Jena, onde publica seus primeiros escritos filosóficos. Em 1806 conclui a sua primeira grande obra, a Fenomenologia do espírito. Com o exército de Napoleão avançando sobre a cidade, é obrigado a recomeçar a vida, e consegue o cargo de redator-chefe do Bamberger Zeitung, importante veículo progressista da época. Entre 1808 e 1816 é professor de filosofia e reitor do Aegydianum, em Nüremberg, o primeiro ginásio público humanista da Alemanha. Trabalha nos primeiros esboços da Enciclopédia e da Filosofia do direito, e publica em 1812, 1813 e 1816 os três tomos da Ciência da lógica. Em 1816 instala-se com a família em Heidelberg e publica a Enciclopédia das ciências filosóficas (1817), em que articula seu sistema filosófico. Em 1818 assume a cátedra de filosofia da Universidade de Berlim, e em 1820 vem à luz as Linhas fundamentais da filosofia do direito, talvez sua obra mais influente. Após redigir edições ampliadas da Enciclopédia e da Ciência da lógica, vem a falecer em Berlim em 1831.

Müller, Marcos Lutz

Marcos Lutz Müller nasceu em 1943, em Porto Alegre. Estudou em um ginásio de padres jesuítas, e em 1965 formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em filosofia e direito. Impedido de ingressar na carreira universitária por sua oposição à ditadura militar, escolhe em 1966 sair do Brasil e tentar o doutorado na Alemanha. Dirige-se inicialmente à Universidade de Freiburg, onde pretende desenvolver uma tese sobre Husserl, mas transfere-se em seguida para a Universidade de Heidelberg, onde é partícipe da efervescência intelectual que levaria a uma renovação nas pesquisas sobre Hegel e Marx. Conclui seu doutorado com a tese Sartres Theorie der Negation em 1975 e se muda com a companheira Jeanne Marie Gagnebin para Berlim, onde residem alguns anos. De volta ao Brasil em 1978, torna-se docente na Universidade Estadual de Campinas, onde permanece até 2009. Ali ministra cursos sobre O Capital e sobre a Ciência da lógica, de Hegel, entre outros temas. Após a aposentadoria na Unicamp, forma um grupo de estudos sobre o pensamento filosófico oriental, publicando artigos em revistas acadêmicas. Ainda na década de 1990 começa seu projeto mais acalentado: a tradução anotada da Filosofia do direito, de Hegel, que conclui após trinta anos, em 2020, ano de sua morte, vítima de um acidente vascular-cerebral.
ISBN 9786555251067
Autores Hegel, G. W. F. (Autor) ; Müller, Marcos Lutz (Tradutor) ; Kervégan, Jean-François (Introdução)
Editora 34
Idioma Português
Grade curricular Ensino Universitário
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 736
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade