Manifesto Antropófago

Código: 409893 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.


Nesses textos fundamentais do modernismo, estão congregadas as ideias certeiras e beligerantes do autor de Serafim Ponte Grande.


Este volume da Coleção Grandes Ideias reúne quatro textos lapidares de Oswald de Andrade: "Manifesto da Poesia Pau Brasil", "Manifesto Antropófago", "falação" e "Antologia". Nessa seleta, é possível ter acesso ao projeto estético cultural e à crítica contundente sobre a ideia de nação, com a marca da inteligência, do humor e do poder de síntese do mais transgressor dos modernistas.Publicado originalmente no Correio da Manhã em 1924, "Manifesto da Poesia Pau Brasil" sugere novos princípios para a poesia. Ao louvar "a contribuição milionária de todos os erros", o autor propõe a fusão de elementos eruditos e populares e a incorporação do cotidiano e da oralidade.Já o "Manifesto Antropófago", incluído pela primeira vez na Revista de Antropofagia, foi concebido em 1928. Ao questionar a noção de identidade brasileira, a obra viria a se tornar uma mais cultuadas de Oswald.Os outros dois textos são menos conhecidos do público: "falação", publicado como abertura do volume de poemas Pau Brasil, de 1925, é uma síntese das ideias enaltecidas no "Manifesto da Poesia Pau Brasil", e "Antologia", escrito em 1928, levou o trocadilho ao extremo, com seu conteúdo cômico e extremamente combativo.
Sobre os autores(as)

Andrade, Genese

Gênese Andrade, nascida em São Paulo, é doutora em Literatura Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo, com pós-dou¬torado em Literatura Comparada pela Unicamp. Professora titular de literatura na FAAP (São Paulo), dedica-se em especial ao estudo das vanguardas brasileiras e hispano-americanas. É igualmente tradutora de diversos autores e ensaístas hispano-americanos, como Macedonio Fernández, Museu do romance da eterna (2010), e Gonzalo Aguilar, Hélio Oiticica: a asa branca do êxtase (2016) e A máquina performática: literatura no campo experimental (2017). É autora de Pagu/Oswald/Segall (2009), Vicente do Rego Monteiro (2013) e “Artistic Vanguards in Brazil, 1917-1967”, in Oxford Resear¬ch Encyclopedia of Latin American History (2019). Organizou, en¬tre outros volumes, Feira das Sextas (2004) e Arte do Centenário e outros escritos (2022), ambos de Oswald de Andrade, Modernismos 1922-2022 (2022) e Correspondência Mário de Andrade & Oswald de Andrade (no prelo). Foi coorganizadora de Un diálogo americano: modernismo brasileño y vanguardia uruguaya (2006) e de Oswald de Andrade, Manifesto Antropófago e outros textos (2017), além de coordenar, com Jorge Schwartz, a edição atual da obra de Oswald de Andrade pela editora Companhia das Letras. Foi curadora das exposições Trabalhos de um poeta: Jorge de Lima (Cedae-Unicamp, 2005), Pagu/Oswald/Segall (Museu Lasar Segall, 2009), 100 Orpheu (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin-USP, 2015) e co-cura¬dora da Ocupação Haroldo de Campos — H LÁXIA (Itaú Cultural e Casa das Rosas, 2011).

Andrade, Oswald De

Oswald de Andrade nasceu em São Paulo em 1890, onde morreu em 1954. Figura de proa do modernismo, escreveu manifestos, poemas, romances, peças teatrais, crônicas e ensaios. Sua obra ecoou na crítica literária, na antropologia e nos estudos culturais.

Schwartz, Jorge

Jorge Schwartz possui graduação em Estudos Latino-Americanos e Inglês pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1970), mestrado, doutorado e titulação em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (1979) sob orientação de Antonio Candido. Tem experiência na área de Letras Latino-americanas atuando principalmente nos seguintes temas: Oswald de Andrade, Jorge Luis Borges, vanguardas, Oliverio Girondo e Modernismo. Diretor do Museu Lasar Segall de 2008 a 2018, onde foi responsável por várias curadorias. Autor, entre outros, de Murilo Rubião: Poética do Uroboro, Vanguarda e Cosmopolitismo, Fervor das Vanguardas. Organizador das Vanguardas Latino-americanas, Nuevo Homenaje a Girondo, Borges no Brasil, Caixa Modernista, Borges Babilônico, Vicente do Rego Monteiro: Do Amazonas a Paris, Oswald de Andrade: Obra Incompleta e Crisálidas.
ISBN 9788582850497
Autores Andrade, Oswald De (Autor) ; Schwartz, Jorge (Compilador) ; Andrade, Gênese (Compilador)
Editora Penguin Companhia
Coleção/Serie Grandes Ideias
Idioma Português
Faixa etária Adolescentes (11-14) à Adultos (+21)
Edição 1
Ano de edição 2017
Páginas 80
Acabamento Brochura
Dimensões 20,00 X 13,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade