Meditações

Código: 440720 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180.
Também conhecidas como 
Meditações a mim mesmo
, reúnem aforismos que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo – o controle das emoções para que se evitem os erros de julgamento.

Suas meditações formam um manual de comportamento ainda atual sobre como podemos melhorar nosso comportamento e o relacionamento com o próximo.

Marco Aurélio trava um diálogo interior em busca de verdades fundamentais por meio da razão sem deixar de lado a sensibilidade.
Sem inclinação a qualquer crença religiosa,
Meditações
apela para ordens universais nas quais até mesmo os acontecimentos ruins ocorrem para o bem de todos.
O imperador assume o papel do filósofo que instrui o aluno e dá conselhos ao amigo.
Por seu caráter íntimo,
Meditações
tornou-se um dos escritos mais reveladores e inspiradores a respeito do pensamento de um grande líder.
Apresenta ensinamentos sobre as virtudes, a felicidade, a morte, as paixões e a harmonia com a natureza e a aceitação de suas leis.
Figura ainda entre as obras fundamentais para os estudiosos da filosofia estoica, mesmo milênios depois de sua composição.
Sobre os autores(as)

Aurelio, Marco

Marco Aurélio Antonino (121-180 d.C.), o imperador filósofo, nasceu em Roma, teve durante sua infância e adolescência excelente educação, era de caráter sincero e honesto, e desde cedo foi associado às responsabilidades do governo, sem nunca abandonar sua intensa vida interior e atividade filosófica. Estudou primeiro retórica e poesia com Herodes Ático e Cornélio Frontão, foi convertido ao estoicismo por Diogneto e daí por diante dedicou-se à filosofia e ao direito.

Bini, Edson

Edson Bini é um consagrado e produtivo tradutor, sendo esta sua atividade principal há mais de 40 anos. Nasceu em São Paulo, em 02 de dezembro de 1946. O primeiro livro que leu na vida foi O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. Aos 12 anos se apaixonou por filosofia quando leu pela primeira vez Platão. Estudou filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e seu interesse inicial pela língua grega foi despertado nas primeiras aulas do professor José Cavalcante de Souza (doutor em língua e literatura gregas) quando ele escrevia fragmentos dos pré-socráticos em grego no quadro negro. Nesta época, década de 70, iniciou sua atividade como tradutor e redator, além de se dedicar ao estudo da história das religiões. Trabalhou com o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Realizou dezenas de traduções nas áreas da filosofia, inclusive filosofia do direito, para as editoras Hemus, Ícone, Martins Fontes, Landy, Loyola e, há quase 20 anos, é tradutor da Edipro, ocupando-se principalmente da tradução anotada, de cunho marcantemente didático e formativo, de grandes obras da filosofia grega antiga, embora haja também trazido para nosso vernáculo autores como Maquiavel, Kant, Montesquieu, Nietzsche, Rousseau, Bacon e Descartes. Dedicando-se, sobretudo, à tradução anotada durante este período, seu trabalho que ganhou maior notoriedade foi a tradução das obras completas de Platão e, na sequência, das obras de Aristóteles.
ISBN 9788552100911
Autores Aurélio, Marco (Autor) ; Bini, Edson (Tradutor, Comentários) ; Edipro (Autor)
Editora Edipro
Idioma Português
Grade curricular Ensino Fundamental II
Faixa etária Adolescentes (11-14)
Edição 1
Ano de edição 2019
Páginas 160
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade