Medo E Ousadia: O Cotidiano Do Professor..-

Código: 429969 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
"

Uma verdadeira aula sobre pedagogia e construção de um ambiente de ensino democrático e inovador.

 

O que é ensino libertador? Como os professores se transformam em educadores libertadores? Como começam a transformar os estudantes? De que modo a educação se relaciona com a transformação política? Podemos aplicar nos países desenvolvido uma pedagogia de países em desenvolvimento? Muitas e complexas são as questões aqui tratadas pelos professores Paulo Freire e Ira Shor e que tornam Medo e ousadia: O cotidiano do professor uma obra indispensável para a elucidação dos problemas práticos e teóricos colocados pela pedagogia dialógica.

Os dois mestres apresentam aqui suas opiniões sobre o sistema de educação tradicional, explicam como se transformaram em educadores libertários, quais são as diferenças entre uma educação do laissez-faire e uma verdadeiramente democrática e de que forma os professores devem enfrentar os medos e obstáculos que dificultam a prática de ensino humanizada e inserida no contexto social do educando.

Duas experiências distintas: Paulo Freire, educador brasileiro internacionalmente conhecido por sua contribuição à prática pedagógica no mundo, dialoga com Ira Shor, educador norte-americano, estudioso e crítico dos rumos da educação em seu país, engajado na luta pela melhoria no ensino tanto das minorias marginalizadas quanto do conjunto da nova geração.

" "

Paulo Freire (Recife, 1921 – São Paulo, 1997), em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, coordenou uma equipe que alfabetizou trezentos trabalhadores rurais em apenas quarenta horas. Esse foi o projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura democrática. Ao longo de sua história, recebeu 42 títulos de doutor honoris causa, além de títulos de professor emérito, distinguished educator e investigador emérito, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.

 

Ira Shor (Nova York, 1945) é professor de retórica/composição no Departamento de Inglês do College of Staten Island, onde ensina alfabetização, teoria da escrita, pedagogia crítica, estudos da branquitude, retórica do espaço e do lugar e cultura da classe trabalhadora. Sua pesquisa está na área de educação centrada no aluno e na pedagogia crítica, incluindo métodos críticos baseados em Paulo Freire, no contexto norte-americano.

"
Sobre o autor(a)

Freire, Paulo

Paulo Freire é violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas
sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e
CDs de viola. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas
à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas
brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores
de causo da atualidade.
ISBN 9788577534128
Autores Freire, Paulo (Autor) ; Shor, Ira (Autor)
Editora Paz E Terra
Idioma Português
Edição 15
Ano de edição 2021
Páginas 320
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 13,50

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade