Melhores Poemas Álvares De Azevedo Seleção E Prefácio: Antônio Candido

Código: 498279 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

 

Álvares de Azevedo deixou entre os seus contemporâneos a ideia de um gênio, cuja morte prematura, aos 20 anos de idade, impediu a plena realização de suas possibilidades. A espontaneidade foi, sem dúvida, um dos traços marcantes do poeta paulista, que mesmo sem atingir a genialidade, deixou uma obra formidável, espécie de súmula das inquietações e desejos dos jovens românticos de 1850.

Quais eram essas inquietações? Em primeiro lugar o amor, a aproximação entre os sexos, dificultada e até obstruída pela rígida moral patriarcal. Assim, o simples e humano ato de amar assumia, por vezes, um sentido de transgressão, muito presente na obra do nosso poeta, seja no plano social, seja no psicológico.

O amor estava sempre ligado ao mais desbragado sentimentalismo. Era uma das atitudes bonitas da época, frequentemente corroída por momentos de cinismo e amargura, quase sempre de inspiração livresca. Álvares de Azevedo intoxicou a sua literatura com os venenos sutis destilados das obras do amargo Byron, do melancólico Musset, do pessimista Leopardi.

Ainda bem que tinha em si mesmo um contraveneno poderoso, o seu admirável senso de humor, que o levava a zombar até da morte, como no poema O Poeta Moribundo, desenvolvido "na craveira da mais franca piada", como observa Antonio Candido no prefácio. Álvares de Azevedo, 150 anos depois de sua morte, continua capaz de comover e encantar o leitor. O que mais pedir a um poeta?

Sobre os autores(as)

Candido, Antonio

Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017) nasceu no Rio de Janeiro. Crítico literário, sociólogo, professor, mas sobretudo um intérprete do Brasil, foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros.

Azevedo, Alvares De

Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831- 1852) foi escritor da segunda geração romântica, poeta e dramaturgo. Estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e durante o curso se destacou pelas suas produções literárias. Não concluiu o curso, pois foi acometido de uma tuberculose pulmonar, a qual foi agravada por uma queda de cavalo, falecendo aos 20 anos. A sua obra compreende: Poesias Diversas, Poema do Frade, o drama Macário, o romance O Livro de Fra Gondicário, Noite na Taverna, Cartas, vários Ensaios e Lira dos Vinte Anos. Sofreu influência de Lord Byron, Alfred de Musset, Goethe e Chateaubriand.
ISBN 9786556122038
Autores Azevedo, Álvares De (Autor) ; Candido, Antonio (Compilador)
Editora Global
Coleção/Serie Melhores Poemas
Idioma Português
Grade curricular Ensino Médio
Edição 7
Ano de edição 2022
Páginas 162
Acabamento Brochura
Dimensões 18,00 X 13,50
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade