Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
"
Um dos principais livros de Edgar Morin, um dos maiores pensadores de nosso tempo, sucesso de vendas no Brasil com mais de 150 mil exemplares vendidos.

Prestes a completar dez anos de lançamento no Brasil, Meu caminho apresenta treze entrevistas concedidas por Edgar Morin à jornalista Djénane Kareh Tager ao longo do ano de 2008. Nelas, o autor mostra a unidade de uma obra magnífica, marcada pela diversidade e pelas vicissitudes. Desde o início do livro, o leitor mergulha na vida de Edgar Morin, do engajamento na resistência comunista à sua ruptura com o stalinismo. Ele pertence à geração de intelectuais que ocultaram, sob o calor da ação, a gangrena que constituía o regime stalinista, sem aderir, porém, aos dogmas. Essa reflexão pessoal e sua independência constituem as forças que o animam ainda hoje.
Em Meu caminho, o homem, escritor, sociólogo, inventor do pensamento complexo, ator da vida social, e mesmo política, se liberta, não escondendo as emoções nem as paixões, e revelando ao leitor sua própria experiência na vida, no amor, na velhice e diante da morte. O amanhã da humanidade está no cerne das reflexões de Edgar Morin: trata-se de se apoiar sobre todos os aspectos positivos das ciências e técnicas, desenvolvendo a economia solidária e o comércio equitativo. Para ele, a crise econômica é tanto um risco quanto uma chance para a humanidade. Ela pode favorecer as forças retrógradas ou a emergência de soluções positivas que modificarão para sempre o sistema global. Esse é o caminho de um homem. Esse é o pensamento que se formou no decorrer desse caminho e produziu uma obra maior.
Dividido em tópicos como Luna e Vidal (nome da mãe e do pai), A complexidade do mundo e Meu método (referência ao livro homônimo, dividido em seis volumes), Meu caminho traz ainda um epílogo intitulado Renascimentos, em que fala de modo mais filosófico sobre a vida. “Assumi como lema os versos de Antonio Machado, que cito até me fartar: 'Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao andar...'”, escreve o autor."


Edgar Morin nasceu em Paris em 1921. Filho de judeus espanhóis, sua adolescência foi marcada pela ascensão do nazismo, pelos processos de Moscou e pela marcha em direção à guerra. Aos vinte anos, durante a ocupação de Paris pelos nazistas, adere ao Partido Comunista - do qual seria expulso em 1951 por suas posições antistalinistas - e à Resistência Francesa. Após a guerra, entra para o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo. Formado em Direito, História e Geografia, é autor de inúmeras obras de Filosofia e Sociologia, como A cabeça bem-feita, Ciência com consciência, Amor, poesia, sabedoria e Conhecimento, ignorância, mistério.
Sobre os autores(as)

Morin, Edgar

Edgar Morin nasceu em Paris em 1921. Filho de judeus espanhóis, sua adolescência foi marcada pela ascensão do nazismo, pelos processos de Moscou e pela marcha em direção à guerra. Aos vinte, durante a ocupação de Paris pelos nazistas, adere ao Partido Comunista – do qual seria expulso em 1951 por suas posições antistalinistas – e à Resistência Francesa. Após a guerra, entra para o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo. Formado em Direito, História e Geografia é autor de inúmeras obras de Filosofia e Sociologia, como A cabeça bem-feita, Ciência com consciência e Amor, poesia, sabedoria, entre outros publicados pela Bertrand Brasil.

Carvalho, Edgard De Assis

Professor titular de antropologia na Pontifícia Universidade Católicas de São Paulo (PUC-SP). Livre-docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Araraquara. Correpresentante brasileiro da cátedra itinerante Unesco Edgar Morin. Coordenador das Jornadas Edgar Morin, 2019, 2021, no Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP). Tradutor de Edgar Morin, Michel Maffesoli, Georges Balandier, Julia Kristeva e Edmond Couchot, dentre outros. Livros: Conexões da vida: uma antropologia da experiência (2017); Espiral de ideias: textos de antropologia fundamental (2018). Edgar Morin: complexidade no século XXI (2021) (organizador).
ISBN 9788528614367
Autores Morin, Edgar (Autor) ; Carvalho, Edgard De Assis (Tradutor)
Editora Bertrand Brasil
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2010
Páginas 378
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 15,60

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade