Meu Fausto (Esboços)

Código: 457322 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Segundo o próprio Valéry, o processo da criação de “Meu Fausto” se deu sem plano preconcebido. A observação não deixa de ser surpreendente vinda de alguém chamado de “poeta do rigor impassível da mente” por Ítalo Calvino, ele também cultor do demônio da exatidão. A correspondência do poeta francês e muitas páginas dos Cahiers também vieram revelar os “arredores” da elaboração de “Meu Fausto”: Valéry, então um homem de sessenta e dois anos, se apaixona pela jovem Jeanne Loviton, que irá abandoná-lo para se casar com o editor Robert Denöel, ao final, assassinado em 1944, por ter colaborado com os nazistas. O poeta jamais vai se recuperar do duro golpe, e morre no verão de 1945, permanecendo “Meu Fausto”, que se esperava seria a grande realização de Paul Valéry, na condição de “esboços”, obra aberta à espera de continuidade nas recriações futuras do mito do Fausto. Apresentação João Alexandre Barbosa Introdução, Tradução e Notas Lídia Fachin e Sílvia Maria Azevedo
Sobre os autores(as)

Barbosa, João Alexandre

Nascido no Recife em 1937, João Alexandre Barbosa foi um dos mais importantes críticos brasileiros. Atuou como professor da Universidade de São Paulo, onde foi também presidente da Edusp e pró-reitor de Cultura e Extensão. Deixou vasto legado de pesquisa sobre a literatura brasileira e universal, e tornou-se conhecido internacionalmente. A Coleção Crítica Hoje – que ele dirigiu até sua morte, em 2006 – reúne estudos de autores nacionais e estrangeiros já consagrados por sua importância. Publicou pela Ateliê Editorial: Biblioteca Imaginária, Entrelivros, Alguma Crítica, Leituras Desarquivadas e Mistérios do Dicionário(vencedor do Prêmio Jabuti Crítica Literária 2005).

Valéry, Paul

Paul Valéry, poeta, ensaísta, crítico de arte, pensador, nasceu em Sète, na França, em 1871, e morreu em 20 de julho de 1945, em Paris. Fez seus estudos em Montpellier, onde se formou em Direito. Instalou-se em Paris em 1894, onde viveu um longo período de silêncio poético até que, em 1917, sob influência de André Gide, volta a escrever e publica o poema “A jovem parca”, que o tornou imediatamente célebre. A este logo seguiram “O cemitério marinho” (1920) e “Charmes” (1922), que o consagraram como um dos grandes poetas franceses. Profundamente marcado por Stéphane Mallarmé, assume a reflexão sobre a linguagem, a forma, o sentido e a inspiração poéticas como meio de conhecimento do mundo. Sua obra está nitidamente marcada pela elaboração de uma poética do pensamento, que pode ser acompanhada ao longo de seus Cadernos [Cahiers], escritos entre 1894 e a sua morte em 1945. Depois da Primeira Guerra Mundial, já muito célebre, Valéry faz inúmeras viagens e assume diferentes funções dentre as quais a de membro da Academia Francesa em 1925 e professor de poética no Collège de France. Paul Valéry influenciou várias gerações de artistas, poetas e filósofos, como Rainer Maria Rilke, T. S. Eliot e James Joyce. Suas reflexões sobre o mundo contemporâneo, a crise do espírito e a relação entre filosofia, ciência e técnica marcaram vários pensadores contemporâneos como Jacques Derrida. Seus escritos sobre a relação entre arte e pensamento foram decisivos para Maurice Merleau-Ponty e para a elaboração de inúmeras propostas dos ciclos Artepensamento organizados no Brasil pelo filósofo Adauto Novaes.

Azevedo, Silvia Maria

Silvia Maria Azevedo possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Livre-Docente em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Machado de Assis, literatura e história, imagens do Brasil nos jornais de caricaturas, saber científico e a imprensa do século XIX. Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Polêmicas intelectuais na América Latina entre os séculos XIX e XX: retórica, cultura e história.

Fachin, Lídia

Lídia Fachin possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1967), graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1968), especialização em Especialização A Poética do Romantismo Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1975), especialização em Lettres Modernes pela Université Paul Cézanne Aix Marseille III(1969), especialização em Língua Literatura E Cultura Francesa pela Institut D'études Françaises Pour Étudiants Étrangers(1969), especialização em Stage Credif pela Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques(1969), especialização em Estágio de Aperfeiçoamento Pedagógico pela Centre International D'études Pédagogiques Sèvres(1980), mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) pela Universidade de São Paulo(1976), doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) pela Universidade de São Paulo(1984) e aperfeicoamento em Cours Intensif Européen Sur Création Théâtrale Et pela Université Paris-Sorbonne(1987). Atualmente é Outro (especifique) PROFESSOR APOSENTADO da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária. Atuando principalmente nos seguintes temas: teatro e educação, teatro x filosofia, ROMANTISMO, melodrama x revolução, teatro burguês.
ISBN 9788574805429
Autores Valéry, Paul (Autor) ; Fachin, Lídia (Tradutor) ; Azevedo, Sílvia Maria (Tradutor) ; Barbosa, João Alexandre (Introdução)
Editora Ateliê Editorial
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2011
Páginas 176
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade