Não Há Relação Sexual Duas Lições Sobre "O Aturdito" De Lacan

Código: 520363 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Em O aturdito, publicado originalmente em 1973 e considerado um dos textos mais complexos e importantes de Lacan, o mestre francês expõe alguns conceitos essenciais de sua obra, entre os quais a famosa fórmula "não há relação sexual". O filósofo Alain Badiou e a filóloga e também filósofa Barbara Cassin se apropriam desse curto ensaio para pensar "com" ele, oferecendo duas leituras cujo eixo é o saber. Seguindo a trilha de pensamento apontada por Lacan, os autores se detêm em temas como os paradoxos da linguagem, o real e o inconsciente.
Sobre os autores(as)

Cassin, Bárbara

Barbara Cassin filóloga e filósofa francesa, nasceu em 1947, em Boulogne-Billancourt, no subúrbio de Paris. Foi aluna de Michel Deguy e de Jean Beaufret, no Liceu Condorcet, e de Ferdinand Alquié, na Sorbonne, onde defendeu, em 1968, sob sua orientação, sua dissertação de mestrado. Em 1969, encontrou Heidegger e René Char no terceiro Seminário de Thor, de cuja organização participou. Nessa mesma época, participou também da tradução de algumas obras de Hannah Arendt. Realizou seu doutorado sob a orientação de Pierre Aubenque, Jean Bollack e Heinz Wismann. A tese, defendida em 1974, deu origem a seu primeiro livro, Se Parmênides, que só viria a ser publicado em 1980. Por volta de 1975, durante alguns meses, deu aulas particulares a Jacques Lacan sobre doxografia e filosofia antiga. Considerada a mais importante estudiosa da sofística grega na atualidade, construiu, a partir desse estudo, um pensamento filosófico próprio. Vários de seus livros já estão traduzidos no Brasil, entre eles, Ensaios Sofísticos (Siciliano) e O efeito sofístico (Editora 34).

Badiou, Alain

Vive em Paris e é considerado um dos maiores filósofos da atualidade. Atua também como romancista e dramaturgo. Entre 1956 e 1961, estudou filosofia na École Normale Supérieure de Paris, onde atualmente é professor emérito e fundou o Centre International d’Étude de la Philosophie Française Contemporaine. Entre 1969 e 1999, lecionou na Université Paris 8. É filho de Raymond Badiou, nome que se destacou durante a Resistência Francesa. Participou das manifestações de Maio de 1968, fundou o Parti Socialiste Unifié (PSU) e foi um dos dirigentes da L’Union des Communistes de France Marxiste-Léniniste (UCF-ML), organização maoista francesa. Entre 1985 e 2007, fez parte da Organisation Politique, grupo de extrema-esquerda. Orientou, entre outros, os filósofos Slavoj Žižek e Vladimir Safatle.
ISBN 9788537810422
Autores Badiou, Alain (Autor) ; Cassin, Barbara (Autor)
Editora Jorge Zahar Editor
Coleção/Serie Coleção Transmissão Da Psicanálise
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2013
Páginas 96
Acabamento Brochura
Dimensões 18,00 X 12,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade