Negro Sou A Questão Étnico-Racial E O Brasil: Ensaios, Artigos E Outros Textos (1949-73)

Código: 518810 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.


Coletânea inédita de textos sobre a questão étnico-racial por um dos mais importantes pensadores brasileiros do século XX.

Considerado um dos pais da sociologia brasileira contemporânea, Guerreiro Ramos (1915-82) foi um dos pensadores de maior renome no país nos anos 1950 e 60. Foi também professor, ensaísta, servidor público, poeta, teórico da administração e político. Contraditório e polêmico, Guerreiro acabou sendo marginalizado e apagado do cânone das ciências sociais do Brasil por sua independência de pensamento e personalidade combativa.
Negro sou é uma seleção de textos sobre a temática étnico-racial escritos pelo autor entre 1949 e 1973 — muitos inéditos em livro —, que contemplam sua complexa relação com a tese da democracia racial no país, a participação ativa no Teatro Experimental do Negro e seus estudos precursores sobre branquitude e decolonialidade.Organizado por Muryatan S. Barbosa, especialista no pensamento guerreiriano, o livro busca recuperar a atenção devida a uma obra que não apenas segue atual, mas que tem muito a acrescentar aos debates de hoje sobre racismo e identidade no Brasil.
Sobre os autores(as)

Ikê, Edson

Edson Ikê é ilustrador e artista gráfico. Atualmente, faz ilustrações para livros didáticos (impresso e digitais), jornais, revistas e cartazes em que a xilogravura é a base estética de suas produções. Ilustrou os livros "Zumbi assombra quem?", "No balanço da Maré", "Sofi, a pipa bailarina", "Soccerverse: Poems About Soccer" e "Little Scoot", os dois últimos publicados pela editora americana Boyds Mills Press. Foi indicado para os prêmios Esso e Abril Jornalismo pela matéria que ilustrou "África e Brasil: unidos pela história e cultura" pela revista Nova Escola, da editora Abril.

Barbosa, Muryatan S.

Nasceu em 1977 em Lund, na Suécia. Historiador, é autor de Guerreiro Ramos e o personalismo negro. É professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Ramos, Guerreiro

ALBERTO GUERREIRO RAMOS (1915-82) foi um dos fundadores da sociologia brasileira contemporânea. Professor, ensaísta, servidor público, poeta, teórico da administração e político, deu contribuição inestimável à discussão sobre o Brasil e sua identidade. É autor de diversos livros fundamentais para o entendimento do país no campo da sociologia e da administração pública, como A redução sociológica e A nova ciência das organizações.
ISBN 9786559791026
Autores Ramos, Guerreiro (Autor) ; Barbosa, Muryatan S. (Compilador) ; Ikê, Edson (Design)
Editora Jorge Zahar Editor
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 320
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade