O Brasil Como Problema

Código: 490350 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Os textos aqui reunidos são um retrato da paixão imensa que Darcy Ribeiro tinha pelo nosso país.

Ele sonhou o Brasil como uma nova civilização, e foi à luta. Aqui Darcy fala claramente o que pensa sobre o Brasil e seus desafios, a história das sociedades humanas, as Américas, abrangendo as relações sociais básicas e os meios de subsistência dos povos.

Sobre os autores(as)

Rocha, João Cezar De Castro

Professor titular de literatura comparada da Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (Uerj). Assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado de São Paulo e participa do Conselho Consultivo de várias revistas
especializadas no Brasil e no exterior. Presidente da Associação Brasileira
de Literatura Comparada (Abralic), eleito para o biênio 2016-2017. Tem
experiência na área de letras, com ênfase em literatura brasileira e literatura
comparada.

Ribeiro, Darcy

Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Formou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1946. Construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia, etnologia e educação. Além de ter sido um estudioso do modo de vida dos povos indígenas, defendeu-os arduamente.

Em 1954, organizou no Rio de Janeiro o Museu do Índio, o qual dirigiu até 1957. Também em 1954, elaborou o plano de criação do Parque Indígena do Xingu, situado ao norte do estado de Mato Grosso. Ribeiro se destacou como escritor, educador e político, além de ter sido figura presente em momentos centrais da história brasileira na segunda metade do século XX. Desempenhou papel central na fundação da Universidade de Brasília, em 1962, da qual foi o primeiro reitor. Foi ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Educação no governo João Goulart. Foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro em 1982. Concomitantemente ao exercício do cargo, foi secretário de Estado da Cultura e coordenador do Programa Especial de Educação, com a missão de implantar 500 Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) no estado do Rio de Janeiro. Foi senador da República entre 1991 e 1997. Tomou posse da Cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 15 de abril de 1993, sucedendo a Deolindo Couto. Faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília.

Atualmente, a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR), localizada no Rio de Janeiro, possui todo o acervo documental do autor e de sua esposa, Berta Ribeiro, reunindo cerca de 30 mil volumes. O material, compilado durante 50 anos, representa grande parte da história do Brasil e da América Latina. Apresenta, principalmente, diversos estudos sobre a formação cultural da identidade brasileira.

Darcy Ribeiro sempre deixou claro o seu inconformismo com as desigualdades sociais e a sua disposição para trabalhar, por meio de sua atividade intelectual e política, em prol de um Brasil melhor. De sua vasta obra, destaca­-se O Povo Brasileiro, fruto de 30 anos de escrita e reformulações.

Além dos livros, a Global disponibiliza diversos conteúdos exclusivos em seu blog: entrevistas, críticas literárias, resenhas, vídeos, notícias e muito mais.
ISBN 9788526022027
Autores Ribeiro, Darcy (Autor) ; Rocha, João Cezar De Castro (Autor)
Editora Global
Coleção/Serie Darcy Ribeiro
Idioma Português
Edição 2
Ano de edição 2023
Páginas 272
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade