O que a morte representa para nós? De que forma lidamos com a dor? Como amar e ser amado plenamente? Por que sexo é tão importante? Essas são perguntas que, em algum momento, todos fazemos e que atormentam a maioria dos pacientes do dr. Irvin D. Yalom.
Psiquiatra há mais de sessenta anos, Yalom reúne dez histórias que impressionam pela sinceridade e coragem com que os pacientes se dispõem a enfrentar seus problemas e superar a dor: da angústia, da morte iminente, da impotência, da compulsão, do autodesprezo, da perda, da solidão.
O carrasco do amor é muito mais do que um livro sobre a terapia e seus benefícios. É um relato tocante sobre a capacidade humana de se superar e de encontrar o amor (por si mesmo e pelos outros), o sentido da vida e a vontade de seguir adiante, mesmo sabendo dos percalços do caminho.
Irvin D. Yalom nasceu em 1931, em Washington. Seus pais eram imigrantes russos que se estabeleceram nos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Desde criança, demonstrava profundo interesse pelos livros. Talvez tenha vindo daí sua paixão pela escrita e a vontade de transformar em narrativa o precioso material que seu trabalho como psiquiatra lhe dava. Yalom também escreveu
Quando Nietzsche chorou,
O enigma de Espinosa,
A cura de Schopenhauer,
Mentiras no divã,
Os desafios da terapia,
Mamãe e o sentido da vida,
De frente para o sol,
Cada dia mais perto, entre outros. Atualmente é professor emérito de Psiquiatria da Universidade Stanford.
Sobre o autor(a)
Yalom, Irvin D.
IRVIN D. YALOM é psiquiatra, professor emérito de Psiquiatria na Universidade Stanford e escritor. Éautor, dentre outros, dos best-sellers Quando Nietzsche chorou e A cura Schopenhauer. Os desafios daterapia é seu segundo lançamento pelo selo Paidós, da Editora Planeta, após Uma questão de vida emorte, livro de memórias escrito com a esposa, Marilyn Yalom. |