O Conceito De Crítica De Arte No Romantismo Alemão

Código: 478953 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Walter Benjamin, um dos principais filósofos e críticos do último século, nos privilegia com a instigante e original análise filosófica a respeito da primeira fase do romantismo alemão, um dos períodos mais importante da história da literatura ocidental e determinante na constituição de reflexões e formulações de conceitos posteriores do autor.
Sobre os autores(as)

Benjamin, Walter

Walter Benjamin nasceu em 1892, em Berlim, na Alemanha. Em 1912 inicia seus estudos de filosofia, primeiramente em Freiburg e, mais tarde, em Berlim e Munique. Em 1917 casa-se com Dora Sophie Pollak e, para evitar o serviço militar, muda-se para a Suíça, onde conclui seu doutorado, O conceito de crítica de arte no romantismo alemão (1919), na Universidade de Berna. No ano seguinte retorna à Alemanha, onde sobrevive com dificuldades. Em 1923, obtém apoio financeiro do pai para redigir sua tese de livre-docência, Origem do drama barroco alemão (1925), que será recusada pela Universidade de Frankfurt. Nessa época, seus principais interlocutores são Gershom Scholem e Ernst Bloch. A partir do encontro em Capri com Asja Lacis, assistente teatral de Bertolt Brecht, em 1924, orienta suas leituras na direção do marxismo. No início dos anos 1930, concebe as bases de sua obra mais ambiciosa, que permanecerá inconclusa, O trabalho das passagens. Em 1933, com a perseguição aos judeus, foge da Alemanha, passando a levar uma vida precária e nômade, hospedando-se em pensões de Paris, Ibiza, San Remo ou na casa de amigos, como a de Brecht, exilado em Svendborg, na Dinamarca. Sobrevive escrevendo artigos para Frankfurter Zeitung e Literarische Welt e ensaios para a revista do Institut für Sozialforschung, dirigido por Adorno e Horkheimer. Em 1940, na iminência da invasão de Paris pelas tropas alemãs, Benjamin foge para o sul da França. Na noite de 26 para 27 de setembro, em Port-Bou, na fronteira com a Espanha, suicida-se ingerindo tabletes de morfina. 

Seligmann-Silva, Marcio

Márcio Seligmann-Silva (São Paulo, 1964) é um tradutor, teórico e crítico literário, além de professor universitário na UNICAMP. Foi o ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2006 e finalista na mesma premiação em 2000.

Formou-se em História pela PUC-SP e tem mestrado em literatura alemã pela USP, doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim (1996), pós-doutorados pela PUC-SP (1998, CNPq e 1999, FAPESP), pós-doutorado pelo Zentrum für Literatur- und Kulturforschung Berlin (ZfL) (2002) e pós-doutorado pelo Departamento de Alemão da Universidade Yale (2005).
ISBN 9788585219604
Autores Benjamin, Walter (Autor) ; Seligmann-Silva, Márcio (Tradutor)
Editora Iluminuras
Coleção/Serie Biblioteca Pólen Coleção
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2000
Páginas 144
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade