O Garimpeiro Do Rio Das Garças

Código: 503853 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Na década de 1920, aventureiros de todo o Brasil rumaram para a remota região do rio das Garças, no Mato Grosso, atrás do sonho de fazer fortuna no garimpo de diamantes e ouro. Inspirado nesse fato, Monteiro Lobato escreveu O garimpeiro do rio das Garças, livro infantil que permanece desconhecido do grande público e foi editado pela última vez em 1993, há quase 20 anos. A nova edição lançada pela Globinho resgata essa preciosidade da bibliografia do pai da literatura infantojuvenil brasileira. Com linguagem coloquial e elegante, em tom de fábula recheada de humor, a trama acompanha o matuto João Nariz, que vende tudo o que possui e parte para o Mato Grosso disposto a fazer fortuna. A seu favor, apenas um olfato poderoso, que João treina para farejar diamantes, além da companhia do fiel cãozinho Joli. Na luta para mudar seu destino, o garimpeiro precisa enfrentar uma série de desafios – entre os quais, o embate com dois cangaceiros que sonham em se tornar condes. Na primeira edição desse livro, a obra, que não tem vinculação com o Sitio do Picapau Amarelo, se assemelhava a uma história em quadrinhos e apresentava ilustrações do artista alemão Kurt Wiese. Não se sabe se Lobato escreveu a história a partir dos desenhos, se Wiese ilustrou a partir do texto, ou se texto e imagem se desenvolveram simultaneamente. A nova edição de O garimpeiro do rio das Garças traz ilustrações de Guazzelli, que conferem brilho renovado à história de João Nariz. Com texto de orelha de Marisa Lajolo e prefácio de Cilza Carla Bignotto, este lançamento busca recuperar o lirismo e o humor que a obra anunciava em 1924.
Sobre o autor(a)

Lobato, Monteiro

Monteiro Lobato
Um século nos separa do Monteiro Lobato escritor, tradutor, editor e ativista.
Nascido em 1882, o menino cresceu entre os livros da imensa biblioteca do avô, instalada no sítio da família em Taubaté, no interior de São Paulo.
E foi assim que ele moldou a essência de sua produção literária e de seu pensamento, nitidamente marcado por uma encruzilhada: de um lado, a memória afetiva da vida interiorana; de outro a necessidade de construir um país cosmopolita.
Essa é a chave que identificamos em suas obras.
Na modernidade de Lobato, livro era objeto de consumo, demandava profissionalização e infraestrutura para disseminar a leitura pelo Brasil.
Não por acaso, em suas histórias os livros são personagens constantes - quase um pó de pirlimpimpim a levar para outros mundos.
Lobato foi revolucionário. Até a menina do Nariz Arrebitado (1920), contavam -se nos dedos de uma mão os autores brasileiros no gênero.
Nossa literatura infantil praticamente nasce com ele, em sintonia com o projeto de libertar o atraso de um país que devia ser feito com os “homens e livros” de sua frase famosa.
ISBN 9788525053084
Autores Lobato, Monteiro (Autor) ; Guazzelli (Ilustrador)
Editora Globinho
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2012
Páginas 64
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade