O Império Do Ouro Vermelho A História Secreta De Uma Mercadoria Universal

Código: 443606 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
O que você come quando abre uma lata de concentrado, coloca ketchup no prato ou corta uma pizza? Tomates industriais. Processados em fábricas, embalados em barris de concentrado, eles circulam de um continente para outro. Toda a humanidade os consome, mas ninguém os vê.

Onde, como e por quem esses tomates são cultivados e colhidos?Buscando as respostas para essas perguntas, Jean-Baptiste Malet viajou dos confins da China à Itália, da Califórnia ao Gana, em uma investigação única e original que durou dois anos. Conheceu comerciantes, colhedores, empreiteiros, camponeses, geneticistas, fabricantes de máquinas, um “general” chinês e até mesmo integrantes da máfia para comprovar que o tomate, mais que apenas uma matéria-prima, é uma síntese da economia mundial.

O império do ouro vermelho nos fala sobre o capitalismo globalizado. Esta é a história secreta de uma mercadoria universal. A força do livro, que o torna comparável a Gomorra, de Roberto Saviano, é dar contornos aos mecanismos alucinados do lucro globalizado invisível e mostrar, por fim, como eles semeiam a destruição do tecido social e a miséria humana, também invisível. Este livro consegue o feito de conectar o capitalismo infinitamente grande à infinita pequenez da miséria humana.
Les Echos

Em uma pesquisa realizada em quatro continentes, o jornalista Jean-Baptiste Malet relata os excessos do capitalismo por meio da indústria do tomate. Máfias, poluição, exploração, falta de transparência: tudo isso revela como uma fruta se tornou a representação da especulação financeira descontrolada.
Le Figaro

Esta publicação, que traça um retrato de nossa indústria em uma luz pouco favorável, expõe os negócios de algumas companhias inescrupulosas e já causou uma onda de desconfiança sobre produtos derivados do tomate entre consumidores franceses e europeus.
Tomato News
Sobre o autor(a)

Malet, Jean-Baptiste

Jean-Baptiste Malet nasceu em 1987 em Toulon. Jornalista investigativo, é colaborador do jornal Le Monde Diplomatique. Escreveu vários livros e documentários, incluindo uma reportagem polêmica sobre a gigante Amazon (En Amazonie, Fayard, 2013) que provocou muitas discussões sobre a precariedade das condições de trabalho dos funcionários da empresa americana. Sua recente investigação sobre a geopolítica da pasta industrial de tomate (O império do ouro vermelho, Fayard, 2017), traduzida em vários idiomas, foi recompensada com o Prêmio do Livro Albert-Londres em 2018.
ISBN 9788554126476
Autores Malet, Jean-Baptiste (Autor) ; Bloch, Arnaldo (Tradutor)
Editora Vestígio
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2019
Páginas 256
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade