O Melhor Do Conto Brasileiro

Código: 494318 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
"

O melhor do conto brasileiro é a reunião de quatro autores que são semelhantes na diferença.

 

Expoentes da ficção brasileira do século XX, eles não poderiam estar mais distantes uns dos outros. Onde Josué Montello é clássico e regionalista, Aníbal Machado é moderno ao tratar temas urbanos; onde Rachel de Queiroz se aproxima do relato defundo social, tendo o Nordeste como palco, Marques Rebelo passeia pela fronteira entre o conto e a crônica de costumes que retrata o subúrbio carioca. Melhor assim: a diversidade é representativa de boa parte do melhor das letras produzidas no Brasil.

Distintos em tantos aspectos, os quatro autores nos seduzem com o mesmo domínio absoluto da linguagem — é o que os torna semelhantes na diferença.

"

Marques Rebelo, pseudônimo de Edi Dias da Cruz, foi jornalista, poeta, contista, romancista e cronista. Nasceu no Rio de Janeiro, em 6 de janeiro de 1907. Sua infância dividiu-se entre o bairro de Vila Isabel e a cidade mineira de Barbacena, para onde se mudou com a família aos 4 anos. Nunca lhe faltaram, no Rio ou em Minas, um terreno baldio para jogar futebol e livros para ler. No início dos anos 1920, ingressou na Faculdade de Medicina, que logo abandonou para se dedicar ao comércio em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda na década de 20, começou a escrever profissionalmente, no jornalismo. Marques Rebelo foi o romancista do Rio de Janeiro, herdeiro do amor pela cidade de Manuel Antônio de Almeida, Machado de Assis e Lima Barreto. Suas obras retratam as transformações dos anos de 1930 a 1960, a vida noturna, a boemia e a sensualidade, uma deliciosa crônica das ruas, dos bondes, da pequena burguesia. Em 1964 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Marques Rebelo faleceu a 26 de agosto de 1973, no Rio de Janeiro, que tanto amou.

Sobre o autor(a)

Queiroz, Rachel De

Rachel de Queiroz nasceu no dia 17 de novembro de 1910 em Fortaleza, Ceará. Ainda não havia completado 20 anos quando publicou uma tiragem 1 mil exemplares de O Quinze, seu primeiro romance. Tal foi a força de seu talento, que o livro despertou imediata atenção da crítica de todo o Brasil. Em 1931, mudou-se para o Rio de Janeiro, dedicando-se ao jornalismo, atividade que exerceu paralelamente à produção literária. Em 1977, tornou-se a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras. Escreveu romances, crônicas, peças teatrais e livros infantis. Morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, em 4 de novembro de 2003. A José Olympio publica sua obra, que reúne livros como O Quinze, Memorial de Maria Moura, João Miguel, As três Marias, Caminho de pedras, Memórias de menina, O galo de ouro, entre tantos outros.
ISBN 9788503011853
Autores Rebelo, Marques (Autor) ; Queiroz, Rachel De (Autor) ; Machado, Aníbal (Autor) ; Montello, Josué (Autor)
Editora José Olympio
Idioma Português
Edição 19
Ano de edição 2013
Páginas 144
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 13,50

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade