O Que Você Está Olhando

Código: 520634 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
O teatro de Gertrude Stein é novo em muitos sentidos. Em primeiro lugar, as 18 peças reunidas neste livro são consideradas pelos teóricos do teatro pós-dramático , o teatro de hoje , como modelos que ainda precisam ser mais bem explorados pelos leitores e encenadores. Em segundo lugar, é a primeira vez que sai no Brasil uma obra que reúne todas as peças que a autora escreveu entre 1913 e 1920, um período particularmente fértil em experimentações com a linguagem. Avessa a criar tramas e personagens, como já se sabe, Gertrude Stein dedicou-se a inventar estruturas linguísticas. O seu ?estilo? se tornou tão fundamental que, nas suas peças, suplantou definitivamente os ?temas?, como bem observou Richard Kostelanetz. Por isso, nas criações da dramaturga norte-americana, as palavras se tornam sempre objetos autônomos, ou seja, são elas mesmas e não símbolos de alguma outra coisa. O leitor deverá, assim, durante a leitura das peças, dedicar especial atenção às palavras, sem se preocupar muito com o conteúdo.O teatro de Gertrude Stein é um espetáculo verbal. A própria artista disse certa vez: ?A linguagem é uma coisa real, não é uma imitação dos sons, das cores ou das emoções.? Como recreação intelectual, as palavras de Stein soam muito estimulantes e divertidas, o seu saboroso nonsense é capaz de arrancar gargalhadas, dando origem a ótimas performances, a ótimas peças de teatro. De teatro pós-dramático, bem entendido, do qual não podemos mais fugir, pois é uma das formas artísticas do nosso tempo, forma já delineada nas primeiras décadas do século passado por essas 18 peças.
Sobre os autores(as)

Amarante, Dirce Waltrick Do

Dirce Waltrick do Amarante, escritora, tradutora e ensaísta. Traduziu, entre outros, James Joyce, Eugène Ionesco, Edward Lear, Gertrude Stein e Leonora Carrington. Seu livro Finnegans Wake (por um fio) editado por esta, foi vencedor do “Prêmio Boris Schnaiderman”, na categoria tradução (ABRALIC 2019). Publicou, em 2020, o livro Cem encontros Ilustrados (Iluminuras).

Collin, Luci

Luci Collin, ficcionista, poeta e tradutora, tem mais de 20 livros publicados entre os quais Querer falar, Editora 7 Letras(Finalista do Prêmio Oceanos 2015) A palavra algo (Prêmio Jabuti 2017) e Rosa que está (2019) ambos pela Iluminuras. Traduziu Gertrude Stein, E. E. Cummings, Gary Snyder, Jerome Rothenberg, entre outros.

Stein, Gertrude

Gertrude Stein que nasceu nos EUA em 1874, escreveu poesia, ficção (romances e retratos) e peças de teatro. É uma autora conhecida por ter assimilado, na sua escrita, as características do Modernismo. Ela estudou Medicina, Psicologia e Filosofia na juventude; em 1903 mudou-se para Paris onde viveu até o fim de sua vida, em 1946. Em sua casa, que foi um importante centro de discussão sobre as artes, se reuniam grandes figuras como Pablo Picasso, Henri Matisse, Ermest Hemingway e Ezra Pound. Nome fundamental para o desenvolvimento da literatura moderna, Stein escreveu inúmeros livros, entre os quais Três Vidas, A autobiografia de Alice B. Toklas e, por essa editora, Para fazer um livro de alfabetos e aniversários.
ISBN 9788573214222
Autores Stein, Gertrude (Autor) ; Amarante, Dirce Waltrick Do (Tradutor) ; Collin, Luci (Tradutor)
Editora Iluminuras
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2014
Páginas 184
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade