O Simbolismo Dos Padrões Geométricos Da Arte Islâmica

Código: 501890 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Longe de significar pobreza ou limite, os padrões geométricos da arte árabe traduzem um modo de ser ainda não limitado pelo racionalismo iluminista. Sylvia Leite faz uma viagem por terrenos como a cosmologia, a matemática e a língua árabe. Seu objetivo é mostrar que a arte geométrica do Islã é mística, sensual, e reproduz outros mundos neste mundo. A autora tece formas originais de interpretar a tradição, compreendida aqui como um contraespelho daquilo que se convencionou chamar de modernidade.
Sobre os autores(as)

Jarouche, Mamede Mustafa

Mamede Mustafa Jarouche, filho de imigrantes libaneses, nasceu na cidade de Osasco, São Paulo, em 1963. Diplomou-se bacharel em Letras, Português e Árabe pela Universidade de São Paulo e concluiu o doutorado em literatura brasileira pela mesma instituição, com a tese “Sob o Império da Letra: Imprensa e Política no Tempo das Memórias de um Sargento de Milícias”. Fez pós-doutorado na Universidade do Cairo e é professor de língua e literatura árabe, bem como pesquisador na Universidade de São Paulo. Ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Tradução duas vezes. A primeira vez em 2006 com a publicação do primeiro volume do Livro das Mil e Uma Noites, única tradução da obra feita diretamente do árabe para a língua portuguesa. E a segunda vez em 2010 com o livro O Leão e o Chacal Mergulhador.

Azevedo, Néle

Néle Azevedo vive e trabalha em São Paulo. É mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP em 2003 e Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina em 1997. Em 1998 realizou uma instalação de esculturas em ferro, ganhou o prêmio aquisição no Salão de Santo André-SP e exposição individual no Centro Cultural dos Correios – RJ. Em 2002 recebeu o prêmio viagem ao Japão pelo Salão Bunkyo com um trabalho de instalação de esculturas em acrílico. No mesmo ano de 2002 inicia intervenções no espaço urbano com o Projeto Monumento Mínimo tendo como eixo de discussão os monumentos públicos nas metrópoles contemporâneas como Brasília, Salvador, Curitiba, São Paulo, Havana -Cuba, Tóquio e Kyoto- Japão, Paris-França, Braunschweig e Berlin-Alemanha, Porto–Portugal, Florença-Itália, entre outras. Essas intervenções ficaram mundialmente conhecidas para além do circuito da arte contemporânea. Em 2010 o Monumento Minimo abriu a Bienal do Ártico em Stavanger na Noruega e em 2014 participou das celebrações do centenário da Primeira Guerra Mundial em Birmingham-UK. Seu trabalho Composição para esculturas e um corpo, reúne instalação e dança. As intervenções no espaço urbano Monumento Mínimo, Glória às lutas inglórias ou Anhangabaú: um rio para os ausentes se originam a partir da história local e são efêmeras. A dimensão almejada é sempre aquela em que a produção artística tem o sentido de um fazer político-poético. Arte e convívio, arte e troca, arte como moeda de circulação. As diferentes intervenções efêmeras no espaço urbano e arquitetônico resultaram em trabalhos de registro em desenho, fotografia e vídeo.

Beneito, Pablo

Pablo Beneito Arias é doutor em Filologia Árabe pela Universidad Complutense de Madri. Foi professor titular de Estudos Árabes e Islâmicos na Faculdade de Filologia da Universidade de Sevilla entre 1999 e 2008. Atualmente é professor titular do Departamento de Tradução e Interpretação da Faculdade de Letras da Universidade de Múrcia. Como especialista no estudo do pensamento islâmico e do sufismo, foi professor convidado de diversas universidades, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora. É autor, entre outros, de Ibn’Arabî y otros autores: La taberna de las luces (ERM, Murcia, 2004) e El Lenguaje de las alusiones: amor, compasión y belleza en el sufismo de Ibn’Arabî (ERM, 2005).

Leite, Sylvia

Sylvia Virgínia Andrade Leite é jornalista graduada pela Unit (Sergipe) e mestre em Letras (Língua, Literatura e Cultura Árabe) pela USP. Fez MBA em Comunicação Corporativa pela Fecap/Comunique-se e é doutoranda em Filosofia pela USP.
ISBN 9788574803678
Autores Leite, Sylvia (Autor) ; Jarouche, Mamede Mustafa (Nota) ; Azevedo, Néle (Nota) ; Beneito, Pablo (Nota)
Editora Ateliê Editorial
Coleção/Serie Estudos Árabes
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2010
Páginas 184
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade