O Tratado Da Desobediência Civil - Dois Livros Em Um Inclui O Clássico Sobre A Servidão Voluntária

Código: 529153 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

A DEFESA DA LIBERDADE INDIVIDUAL CONTRA A TIRANIA DO ESTADO

O volume que o leitor tem em mãos traz os dois maiores clássicos da defesa da liberdade do indivíduo contra a tirania do Estado. Numa época em que o poder do Estado adquiriu uma magnitude nunca antes vista, as lições teóricas e práticas ensinadas por O discurso da servidão voluntária, de Étienne de La Boétie, e A desobediência civil, de Henry David Thoreau, são mais relevantes do que nunca.

Tanto La Boétie quanto Thoreau partem da premissa básica de que o Estado só possui poder por consequência do consentimento, tácito ou explícito, daqueles sobre os quais o exerce. Assim, para acabar como seu poder, basta retirar-lhe esse consentimento.

Se La Boétie fornece a fórmula conceitual para a desobediência civil, Thoreau, que foi preso por recusar-se a pagar impostos, fornece o exemplo concreto. Segundo ele, “sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o verdadeiro lugar para um homem justo é também a prisão”. Eis a fórmula da desobediência civil: negar-se a reconhecer o governo tirano e arcar heroicamente com as consequências. Por esse meio, a “minoria indefesa” se torna “irresistível quando intervém com todo o seu peso”.

Esses dois ensaios são, portanto, complemento natural um do outro e leitura obrigatória para quem quer que lute pelas liberdades individuais em um mundo no qual a tirania do Estado avança a passos cada vez mais largos.
Sobre os autores(as)

Thoreau, Henry David

Henry David Thoreau (1817-1862) foi um poeta, naturalista, pesquisador, historiador, filósofo transcendentalista e ativista político norte-americano. Crítico da sociedade urbana e da Revolução Industrial, em 1845, aos 27 anos, foi viver sozinho na floresta em
busca de liberdade e de um contato mais íntimo com a natureza.
Construiu com as próprias mãos uma cabana às margens do lago Walden, além de móveis e utensílios. Dessa experiência nasceu seu livro mais célebre: Walden – ou a vida nos bosques, considerado um clássico da literatura estadunidense, referência para o pensamento ecológico e transcendentalista até hoje. Thoreau faleceu vítima de
tuberculose, aos 44 anos.

La Boétie, Étienne De

ÉTIENNE DE LA BOÉTIE (1530-1563), que Murray N. Rothbard classificou como “o primeiro filósofo político libertário”, é considerado o fundador da moderna filosofia política na França. O discurso da servidão voluntária de La Boétie, reproduzido neste volume, argumenta que a tirania só é possível com o consentimento dos governados e que o povo tem o poder de libertar-se da opressão caso escolha resistir a ela. Verdadeiro manifesto libertário, este clássico influenciou pensadores como John Locke e Friedrich Nietzsche, além de ser obra seminal para toda a escola libertária.
ISBN 9786559572908
Autores La Boétie, Étienne De (Autor) ; Thoreau, Henry David (Autor) ; Jackson, Clássicos (Tradutor) ; Vieira, Alexandre Pires (Tradutor)
Editora Avis Rara
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 96
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade