Os Segredos Todos De Djanira & Outras Crônicas Sobre Arte E Artistas

Código: 442839 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Este livro restaura uma das faces menos conhecidas de Rubem Braga. Em textos com a linguagem aberta do cronista e a percepção comovida do poeta, sem deixar de se valer de grande coragem crítica, ele compõe um painel das artes plásticas no Brasil moderno.Se no período em que mais escreveu sobre o tema, as décadas de 1950 e 1960, havia uma tendência concretista para julgar e estimular a arte, propondo procedimentos matemáticos e industriais de produção, a postura de Rubem será diametralmente oposta. Fixa-se nos perfis biográficos, valorizando não as teorias, mas o contato dos artistas (muitos de origem proletária) com o mundo, os fracassos diante da vida, as lutas para se construir uma trajetória de genialidade em um país ainda sem mercado para arte e sem instituições que a estimulassem plenamente.Por isso, nesses textos de intervenção, o cronista percebe a necessidade de se criar um sistema, sem se prender apenas a grandes pintores e escultores. Ele se interessa também por fundidores, paginadores, paisagistas, maquetistas, arquitetos, restauradores, críticos, artesãos, fotógrafos, caricaturistas... É uma grande família artística.Mais do que avaliações de obras, no entanto, temos neste livro a defesa apaixonada da arte como espaço de convívio humano.
Sobre o autor(a)

Braga, Rubem

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, em 1913. Ainda estudante, aventurou-se no jornalismo escrevendo uma crônica por dia no Diário da Tarde. Como repórter, trabalhou para os Diários Associados na cobertura da Revolução Constitucionalista de 1932. Mesmo depois de formado em Direito, seguiu produzindo crônicas, desta vez para O Jornal.

Mudou-se para o Recife e passou a escrever para o Diário de Pernambuco. Fundou, no Rio de Janeiro, o jornal Folha do Povo, tomando partido na Aliança Nacional Libertadora (ANL). Em 1936, lançou o seu primeiro livro de crônicas, O Conde e o Passarinho. Em 1938, fundou, junto com Samuel Wainer e Azevedo Amaral, a revista Diretrizes. Foi correspondente do Diário Carioca na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, tendo tomado parte na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, em 1945. No período de 1961 a 1963, foi embaixador do Brasil no Marrocos.

Considerado um dos maiores cronistas brasileiros, Rubem Braga publicou diversos livros, entre eles Crônicas do Espírito Santo e Coisas Simples do Cotidiano.

Braga adorava a vida ao ar livre. Morava em um apartamento de cobertura, em Ipanema, onde mantinha um jardim completo com pitangueiras, passarinhos e tanques de peixes.
ISBN 9788551300046
Autor(a) Braga, Rubem (Autor)
Editora Autêntica
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2016
Páginas 256
Acabamento Brochura
Dimensões 22,50 X 15,50

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade