Outra Língua

Código: 452751 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Polonês radicado no Brasil, Henryk Siewierski revela aqui uma nova visão do desterro. Para Jerusa Pires Ferreira, que escreve o prefácio da obra, há no livro “uma espécie de carta poética de achamento dos Trópicos”. Ancoradouros da memória, suas composições constroem redes do mitológico à vida, do religioso ao sensorial, do abstrato ao concreto. Lê-las é passear entre pontos de observação que são verdadeiros lugares-abrigos e confirmam uma poética da descoberta maior: a de estar no mundo.
Sobre os autores(as)

Ferreira, Jerusa Pires

Jerusa Pires Ferreira nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 1938, e iniciou sua formação acadêmica em Salvador. Ela se mudou para São Paulo nos anos 1970 e concluiu o doutorado em ciências sociais na USP em 1980. Conferencista frequentemente convidada para diversas instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, especialmente nas universidades de Limoges, na França, e a Autônoma de Barcelona. Foi autora de inúmeros artigos além de professora de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC-SP. Pela Ateliê Editorial publicou: Armadilhas da Memória e Outros Ensaios, Cultura das Bordas – Edição. Comunicação. Leitura, Matrizes Impressas do Oral – Conto Russo no Sertão e Livros, Editora & Projetos (et alii) e Leituras Imediatas (obra póstuma). Autora de inúmeros livros e artigos sobre cultura popular e literatura, um de seus trabalhos mais célebres é Cavalaria em Cordel: O Passo das Águas Mortas, de 1979, relançado pela Edusp em 2017. O livro faz um panorama histórico da literatura de cordel e a relaciona com as histórias de cavalaria do período medieval. Entre outros campos de pesquisa, destacam-se ainda a cultura, oralidade, memória e as relações entre literatura, comunicação e artes. Ela também era tradutora e principal divulgadora dos trabalhos de Paul Zumthor e de Henri Meschonnic no Brasil. Ela foi casada com o tradutor Boris Schnaiderman, que morreu em 2016 aos 99 anos. Jerusa faleceu em 21 de abril de 2019.

Siewierski, Henryk

Henryk Siewierski é professor, ensaísta, poeta e tradutor. Graduou-se em Filologia Polonesa pela Universidade Jaguelônica, Cracôvia, Polônia, onde também defendeu a sua tese de doutorado em Ciências Humanas sobre a obra de Cyprian Norwid (1980) e foi professor de 1975 a 1985. Leitor de língua e literatura polonesa na Universidade de Lisboa (1981-1985). Em 1986 veio ao Brasil prestando serviços para a Fundação Nacional Pró-Memória. É professor titular do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da UnB, onde também coordena, desde 2011, a Cátedra Cyprian Norwid de Estudos Poloneses. Foi editor da revista Aproximações. Europa do Leste em Língua Portuguesa (1986-1991) e diretor da Editora UnB, onde coordenou uma coleção bilíngue “Poetas do Mundo”. Foi agraciado pelo governo da Polônia com a Cruz Oficial da Ordem Polonia Restituta (2000), a Medalha “Bene Merito” (2012) e a Medalha Marechal Trompowsky, no Brasil (2003). Dos seus trabalhos destacam-se as traduções para o português das obras da literatura polonesa e estudos sobre as literaturas polonesa e brasileira.
ISBN 9788574803746
Autores Siewierski, Henryk (Autor) ; Ferreira, Jerusa Pires (Prefácio)
Editora Ateliê Editorial
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2007
Páginas 96
Acabamento Capa Dura
Dimensões 20,00 X 13,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade