Outros Escritos

Código: 105665 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Outros escritos traz ao público diversos escritos inéditos de Clarice Lispector. Mas, desta vez, eles não se encontram assinados pela escritora consagrada, mas pela escritora iniciante, pela jornalista, pela estudante de direito, pela colunista feminina, pela dramaturga, pela mãe, pela conferencista e ensaísta Clarice Lispector.
Clarice Lispector sempre reconheceu o fragmento, a anotação dispersa, o ‘fundo de gaveta’ como parte essencial e indissociável de sua produção literária. Era a partir de seus apontamentos, num primeiro momento desconexos, que ela costumava extrair posteriormente uma unidade, transformando-os numa obra pronta e acabada. Organizado por Lícia Manzo e Teresa Montero, Outros escritos obedece esse mesmo critério ao agrupar cada uma dessas ‘clarices’ dispersas e fragmentadas, e observar uma unidade conectando-as umas às outras. Cada escrito de Clarice parece marcado pelo mesmo olhar sensível, singular e feroz da mulher e criadora que, tantas vezes sozinha, caminhou à frente de seu tempo.
Outros escritos apresenta ainda um depoimento igualmente inédito, o mais longo e completo que Clarice jamais concedeu, no qual ela percorre cada um desses momentos de seu percurso literário. Em Clarice entrevistada, último capítulo do livro, é possível ler a transcrição da entrevista que a autora concedeu para os amigos Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti, além de João Salgueiro, diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS) à época. No depoimento, Clarice trata de cada uma de suas diferentes facetas apresentadas nos capítulos anteriores de Outros escritos, de seus primeiros textos à conferência onde analisava sua própria produção literária; das reportagens e artigos femininos, produzidos como forma de sustento, às anotações de mãe e pinturas domésticas, ambas realizadas para o seu prazer pessoal.


Uma escritora decidida a desvendar as profundezas da alma. Essa é Clarice Lispector, que escolheu a literatura como bússola em sua busca pela essência humana.
Sua tentativa de transcender o cotidiano revela-se em personagens na iminência de um milagre, uma explosão ou uma singela descoberta. Todos suscetíveis aos acontecimentos do dia a dia.


Vidas que se perdem e se encontram em labirintos formados por uma linguagem única, meticulosamente estruturada. E é por essa linguagem que Clarice Lispector constrói uma obra de caráter tão profundo quanto universal.


Sobre os autores(as)

Lispector, Clarice

Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasivna foi uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia. Autora de romances, contos, e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Quanto às suas identidades nacional e regional, declarava-se brasileira e pernambucana. Nasceu em uma família judaica russa que perdeu suas rendas com a Guerra Civil Russa e se viu obrigada a emigrar em decorrência da perseguição a judeus, à época, a qual resultou em diversos extermínios em massa. Especula-se que a mãe de Clarice teria sido violada por soldados russos durante a Primeira Guerra Mundial. A futura escritora chegou ao Brasil, ainda pequena, em 1922, com seus pais e duas irmãs. Clarice dizia não ter nenhuma ligação com a Ucrânia - "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo" - e que sua verdadeira pátria era o Brasil. Inicialmente, a família passou um breve período em Maceió, até se mudar para o Recife, onde Clarice cresceu e onde, aos oito anos, perdeu a mãe. Aos quatorze anos de idade transferiu-se com o pai e as irmãs para o Rio de Janeiro, local em que a família se estabilizou e onde o seu pai viria a falecer, em 1940. Estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida como Universidade do Brasil, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da Literatura brasileira e do Modernismo, sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros. É incluída pela crítica especializada entre os principais autores brasileiros do século XX. Suas principais obras marcam cada período de sua carreira. Perto do Coração Selvagem foi seu livro de estreia, publicado quando Clarice tinha 24 anos de idade; Laços de Família, A Paixão segundo G.H., A Hora da Estrela e Um Sopro de Vida são seus últimos livros publicados. Faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. Deixou dois filhos e uma vasta obra literária composta de romances, novelas, contos, crônicas, literatura infantil e entrevistas.

Montero, Teresa

Teresa Montero é uma das maiores especialistas na vida e na obra de Clarice Lispector. Publicou pela Rocco, em 1999, uma biografia seminal, Eu sou uma pergunta. Fruto de sua dissertação de mestrado em Literatura Brasileira na PUC-Rio, em 1996, reuniu inúmeras fontes primárias e entrevistou dezenas de pessoas que conviveram com Clarice. Sua tese de doutorado “Yes, nós temos Clarice” (PUC-Rio, 2001) é um marco nas pesquisas sobre a internacionalização da obra da escritora. Promotora de passeios culturais que culminaram na publicação de O Rio de Clarice: Passeio afetivo pela cidade, Teresa Montero foi responsável por iniciativas públicas de reconhecimento do legado clariceano, ao lado de outras personalidades, tais como a implantação de sua estátua no Leme (de autoria de Edgar Duvivier) e a criação do Espaço Clarice Lispector no Jardim Botânico. Organizou diversas coletâneas para a Rocco, tais como Correspondências; Minhas queridas; Aprendendo a viver – Imagens (com Luiz Ferreira) e Outros escritos (com Lícia Manzo). Foi também corroteirista de A descoberta do mundo (2021), dirigido por Taciana Oliveira.
ISBN 9788532518965
Autores Lispector, Clarice (Autor) ; Montero, Teresa (Compilador) ; Manzo, Lícia (Compilador)
Editora Rocco
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2005
Páginas 175
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade