Pas De Politique Mariô! Mario Pedrosa E A Política

Código: 505337 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Mario Pedrosa (1900-1981) chegou à política pela arte e ao longo de sua vida jamais se separou de ambas. Mas até hoje, no entanto, Pedrosa é mais reconhecido e estudado pela sua trajetória como crítico de arte que pela sua contribuição à política brasileira. Esta, em seus perfis e biografias, fica restrita a algumas frases e poucos parágrafos que não vão além de caracterizá-lo como o introdutor das ideias de Leon Trotsky no Brasil, o fundador do jornal Vanguarda Socialista e o filiado número 1 do Partido dos Trabalhadores.No entanto, ao longo de praticamente seis décadas, desde a sua aproximação com a política, desde a virada dos anos 1910 para os anos 1920 até seu falecimento, a política e o socialismo, a rigor, ocuparam mais tempo e energia em sua vida do que a crítica de arte. Para sanar esta lacuna na história política do Brasil, o historiador Dainis Karepovs presta uma importante contribuição ao debate das ideias pelas quais Pedrosa se bateu ao longo de sua vida.A Ateliê Editorial e a Fundação Perseu Abramo, estimando a importância dessa questão e a importância de Mario Pedrosa para o Brasil, dão a público esta relevante contribuição para a discussão das ideias desse notável pensador brasileiro.
Sobre os autores(as)

Marques Neto, Jose Castilho

José Castilho Marques Neto, Doutor em Filosofia e professor aposentado da FCL-Unesp, dirigiu a Editora Unesp por 27 anos, foi presidente da Abeu e da Eulac em três mandatos. Foi diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC) de 2006-2011 e 2013-2016. É consultor do Cerlalc para políticas públicas de leitura e sócio proprietário da JCastilho – Gestão & Projetos – Livro-Leitura-Bibliotecas.

Loureiro, Isabel

Isabel Loureiro é formada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1974). Professora aposentada do Departamento de Filosofia da Universidade Paulista (Unesp), possui mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/ USP 1984) e doutorado em Filosofia pela mesma universidade (1992), publicado com o título Rosa Luxemburgo – os dilemas da ação revolucionária (3. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2019). É autora de A revolução alemã (1918-1923) (2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2020).

Karepovs, Dainis

Dainis Karepovs é mestre e doutor em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com pós-doutorado em História realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Coautor, com Fúlvio Abramo, de Na contracorrente da História (Sundermann, 2015) e autor de Pas de politique Mariô! Mário Pedrosa e a política (Ateliê/Editora da Funda- ção Perseu Abramo, 2017).
ISBN 9788574807683
Autores Karepovs, Dainis (Autor) ; Loureiro, Isabel (Prefácio) ; Marques Neto, José Castilho (Nota)
Editora Ateliê Editorial
Coleção/Serie Cem Anos Da Revolução Russa
Idioma Português
Grade curricular Ensino Universitário
Edição 1
Ano de edição 2017
Páginas 296
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 15,50

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade