Plinio Martins Filho, Editor De Seu Tempo

Código: 534357 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Em Plinio Martins Filho, editor de seu tempo, Ulisses Capozzoli não se limita à narrativa do biografado, mas a insere no quadro muito mais amplo da historicidade, acompanhando a trajetória e as contribuições de editores internacionais.
Com rigor, Capozzoli dá conta das profundas transformações tecnológicas que impulsionariam a produção editorial, mas também das metamorfoses históricas mais amplas, quer no plano internacional, quer no nacional.
A narrativa de Ulisses Capozzoli se consubstancia em deliciosa prosa poética, com momentos de inspirado lirismo.


Plinio Martins Filho - é docente na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi Diretor Editorial e Presidente da Editora da Universidade de São Paulo - EDUSP (1989 a 04.2016). Coordena a coleção Artes do Livro da Editora Ateliê e dirige a COM-ARTE, editora laboratório do curso de Editoração da USP. Na EDUSP, participou da publicação de mais de 1600 livros, 80 deles receberam o Prêmio Jabuti. É mestre (1987) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com trabalhos sobre história e técnicas da edição de livros. Publicou e organizou várias obras sobre o tema. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em editoração, história e técnicas da edição e história social do livro.
Sobre o autor(a)

Capozzoli, Ulisses

Ulisses Capozzoli nasceu em Cambuí, no sul de Minas Gerais. Em São Paulo, formou-se e consolidou sua carreira de jornalista científico, iniciada em 1974 no Jornal da Tarde.
Cursou jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), de 1972 a 1976. Antes de se formar em jornalismo, entrou para o curso de economia na mesma instituição, que nunca concluiu. Sua idéia inicial era trabalhar com jornalismo econômico. De fato, nos primeiro anos que trabalhou no Jornal da Tarde e em seguida na Folha de São Paulo, escrevia sobre o tema. Em 1983, entrou para o curso de extensão universitária no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. No mesmo ano, trocou o jornalismo econômico pelo jornalismo científico. Entre 1987 e 1990, Ulisses estudou psicanálise na Biblioteca Freudiana Brasileira, em São Paulo. Ficou, durante esse período, afastado da Folha de São Paulo. Trabalhou no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), editando a Revista Brasileira de Tecnologia, e depois na Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Voltou em 1990 para a Folha de São Paulo. Cerca de dois anos depois, foi para O Estado de São Paulo. Ali, participou da adaptação do Caderno 2 de domingo para um Caderno Especial recheado de conteúdo científico. Em 1997, quando ainda trabalhava no Estadão, concluiu mestrado, na USP, em história da ciência; o doutorado, na mesma instituição, em história da radioastronomia, foi finalizado em 2003. Ganhou, em 2001, a incumbência de tropicalizar a renomada revista americana Scientific American, e ocupou o cargo de editor até março de 2004. Atualmente, colabora com freqüência para o Observatório da Imprensa e está envolvido com o lançamento de outro título de ciência, que ainda não pretende divulgar. Pretende, ainda, dedicar-se mais à produção de livros.
ISBN 9788546904495
Autor(a) Capozzoli, Ulisses (Autor)
Editora Wmf - Martins Fontes
Idioma Português
Faixa etária Adultos (+21)
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 252
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade